O Ars Nova – Coral da UFMG se apresenta na noite de segunda-feira, dia 24, na série Prata da Casa, no Conservatório UFMG. Com entrada franca, o concerto terá início às 19h30. O coro vai apresentar obras sacras da renascença, barroco, do século 20 e contemporâneas, para cinco a oito vozes, que compartilham elementos surpreendentes, de acordo com a maestrina Iara Fricke Matte. É o caso de Hear my prayer, o Lord, de Henry Purcell, que, ainda no período barroco, explora dissonâncias e clusters a fim de dramatizar ainda mais o texto poético “ouça minha prece... eu choro”, e da releitura desta obra, feita em 1986 por Sandström, que leva os clusters às últimas consequências e propõe desconstrução da obra através de dissonâncias, efeitos vocais e drama. A comovente palavra “crying” se torna o elemento ao mesmo tempo unificador e impulsionador da obra. Ainda segundo a regente, as obras renascentistas que serão executadas esta noite exploram em sua escrita o efeito policoral, que ecoa através dos tempos e se reflete nas obras barrocas e na peça de Biebl que será executada neste concerto. A preocupação acústica dos compositores traduzida na escrita policoral é ampliada pela diversidade de texturas e utilização de ecos e imitações. História O Ars Nova é regido atualmente pela Maestrina Iara Fricke Matte, professora de regência da Escola de Música da UFMG, e tem como regente assistente e correpetidora a maestrina Lara Tanaka. Esta é a composição dos naipes. Conheça o programa: I parte Henry Purcell (1659-1695) Orlando Gibbons (1583-1625) Alessandro Scarlatti (1660-1725) Heinrich Schütz (1585-1672) William Byrd (1542/3-1623) II parte Samuel Barber (1910-1981) Randall Thompson (1899-1984) Orlando Gibbons (1583-1625) Sven-David Sandström (1942) Franz Xavier Biebl (1906-2001)
Fundado em 1959 pela União Estadual dos Estudantes, o coral foi incorporado à UFMG cinco anos depois e batizado como Ars Nova, numa referência à fase de evolução musical entre a Idade Média e o Renascimento.
Em cinco décadas de atuação, apresentou-se cerca de 1.400 vezes, em 79 cidades brasileiras e dezessete países. Cerca de 500 cantores já passaram pelo Ars Nova e alguns destes construíram, posteriormente, carreira de prestígio, no Brasil e no exterior.
Sopranos: Andréa Peliccioni, Clarisse Girotto, Daiana Melo Roussin, Letícia Bertelli, Nívea Raf
e Valquíria Gomes
Contraltos: Bruno Thadeu, Diego D’Almeida, Henrique Godinho, Sérgio Anders, Sônia Apcon e
Talita Cotta
Baixos: André Fernando, Arthur Vinícius, Bruno Graça, Célio Souza e Francisco Bois
Hear my prayer, o Lord
O clap my hands together
Exultate Deo
Die Himmelerzählen die EhreGottes, SWV 386
GeistlicheChormusik 1648, Opus 11 Nr. 18
Solistas: Daiana Melo Roussin e Letícia Bertelli (sopranos), Sérgio Anders (contratenor), Júlio Mendonça e Gabriel Peck (tenores) e André Fernando (baixo)
Sing joyfully
Agnus Dei
Alleluia
O Lord, in thy wrath
Hear my prayer, o Lord (baseado em Henry Purcell (1659-1695)
Ave Maria