Os rumos dos investimentos públicos do Brasil são motivo de divergências há séculos, e melhorias no setor da educação são constantemente postuladas, mas não existe consenso sobre quais seriam as melhores estratégias e modelos de gestão a serem adotados. Para muitos, o avanço da educação brasileira passa pela valorização do professor, com aumento de salários e melhoria das condições de trabalho. Outros defendem estratégias alternativas como programas de avaliação da eficiência dos docentes e estudantes e políticas de premiação. Dalila Andrade anuncia que vai apresentar perfil dos professores da educação básica no Brasil, com foco para nas instituições públicas. “Eles são cerca de 2 milhões, na maioria mulheres, atuam em condições de trabalho pouco favoráveis e recebem salários muito baixos”, ela afirma. A professora pontua ainda que as políticas dirigidas aos professores da educação básica têm trazido novos elementos à discussão, como a exigência do pagamento do piso salarial e as avaliações que têm sido adotadas em distintos estados e municípios do Brasil. Já o professor João Filocre vai propor discussão sobre a importância dos processos avaliativos da educação e expor sobre os embates em torno de suas aplicações. Para ele, muito das controvérsias vem de um equívoco conceitual dos atores em debate. “Esses testes realmente não servem como avaliação eficiente do ensino brasileiro, mas funcionam como medida de certas competências dos alunos. Isso também é necessário”. Filocre defende ainda que a avaliação dos alunos, em âmbito nacional, pode contribuir para diagnósticos mais precisos e indicar soluções para os diversos contextos.
Para debater sobre as diferentes perspectivas e políticas de educação o Espaço TIM UFMG do Conhecimento recebe no próximo sábado, 22, às 11 horas, a presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Dalila Andrade Oliveira, e o professor João Filocre, ex-secretário adjunto de Educação de Minas em dois períodos: 1997 a 1998 e 2003 a 2010. Eles vão discutir o tema Políticas educacionais e professores/as: como avaliar, como valorizar?