Universidade Federal de Minas Gerais

Professores da Fafich discutem reforma política

quarta-feira, 3 de julho de 2013, às 11h40

Nestas quinta e sexta, dias 4 e 5, a arena da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha, recebe ciclo de exposições e debates sobre a cogitada reforma política brasileira.

Os debates acontecem na hora do almoço, entre meio-dia e 14h, e a participação é aberta tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo à Universidade.

As discussões serão divididas em três grandes tópicos: plebiscito vs. referendo; financiamento de campanhas; e partidos, sistema político e sistema eleitoral. Neste terceiro tópico serão abordadas questões como voto distrital, lista fechada, cláusula de barreira, entre outros.

Após breve exposição sobre cada temática, descrevendo a situação atual da política brasileira em relação ao assunto, serão apresentadas e debatidas as alternativas que estão sendo destacadas para a reforma política, com foco nos prós e contras de cada uma delas. Ao fim, haverá tempo reservado para perguntas e discussões.

O ciclo de exposições e debates sobre reforma política é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), do Grupo de Pesquisa em Democracia Digital (GPDD), do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) e dos alunos da pós-graduação do Departamento de Ciência Política (DCP).

Programação:
Quinta, dia 4:
12h - Plebiscito vs. referendo, com o professor Fernando Filgueiras
12h30 - Financiamento de campanhas, com o professor Bruno Reis e a professora Marlise Matos
13h - Debate

Sexta, dia 5:
12h - Sistema político brasileiro, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça
12h30 - Sistema eleitoral e partidos, com o doutorando Rafael Melo
13h - Debate