Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG reedita textos de Stuart Hall, um dos grandes nomes dos estudos culturais

segunda-feira, 15 de julho de 2013, às 5h54


DA%20DIASPORA.jpg
Um dos nomes mais importantes dos estudos culturais no mundo, o jamaicano Stuart Hall tem se preocupado prioritariamente, nas últimas duas décadas, em repensar a cultura em meio a uma globalização complexa e contraditória. O leitor brasileiro ganha mais uma oportunidade de conhecer seu pensamento com o lançamento, pela Editora UFMG, da segunda edição de Da Diáspora – Identidades e mediações culturais.

De acordo com textos de apresentação da obra, Stuart Hall – que mora na Grã-Bretanha desde 1951 – “escreve a partir da diáspora pós-colonial, de um engajamento com o marxismo e o debate teórico sobre cultura, e de uma visão de cultura impregnada pelos meios de comunicação”. Sua obra afirma a importância social de pensar, para “deslocar as disposições do poder” e democratizá-las.

Stuart Hall foi um dos fundadores e dirigiu, durante seu período mais fértil, entre 1968 e 1979, o centro que foi o berço dos Estudos Culturais na Universidade de Birmingham (Inglaterra), de onde se transferiu para a Open University.

Organizado por Liv Sovik, Da diáspora tem 480 páginas e ganhou novo projeto gráfico em sua segunda edição. O preço sugerido é de R$ 62.

(Com assessoria de imprensa da Editora UFMG)