Em cerimônia comemorativa pelo seu retorno às atividades, o Ars Nova, coral da UFMG, será homenageado pela Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da Universidade. O evento ocorre nesta quinta-feira, 18, às 16h, na sede da entidade, no campus Pampulha. A celebração será aberta com discurso da maestrina Marilene Gangana, do Coral da OAP. Em seguida, o ex-coordenador do Ars Nova, Márcio Veloso, vai falar sobre a trajetória do coro. Também estão programados uma exposição documental e um concerto regido pela maestrina Iara Fricke Matte, com obras sacras de diferentes períodos históricos. História O coral se apresentou cerca de 1.400 vezes, em 79 cidades de 12 estados brasileiros e 66 cidades de outros 17 países. Em abril de 2013, depois de quatro anos de pausa, o Ars Nova retomou as atividades. Atual regente
O Ars Nova foi fundado em 1959, sob regência do maestro Sérgio Magnani. Já sob a batuta do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, entre 1962 e 2003, o coral conquistou, entre outros prêmios e condecorações, o Diploma de Honra ao Mérito do Lincoln Center for the Performing Arts, o 3º lugar no Concurso Polifônico Internacional Guido d’Arezzo, o 1º lugar no Festival de Coros de Atenas e o prêmio Cidade de Barcelona, no Festival Internacional de Música de Cantonigrós.
Professora de regência da Escola de Música da UFMG desde 1997 e coordenadora do Programa Núcleo de Música Coral da Universidade, a maestrina Iara Fricke Matte é graduada em regência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É mestre pela University of Minnesota (EUA) e doutora em regência coral pela Indiana University, onde também se especializou em Música Antiga e História da Música.