Universidade Federal de Minas Gerais

Cena do filme (Divulgação)
Divulga%E7%E3o%20-%20cena%20do%20filme.jpg

Filme que aborda expulsão dos fundadores de Brasília para os subúrbios será exibido hoje, no bairro Cidade Nova

terça-feira, 23 de julho de 2013, às 5h51

A discussão sobre o processo de exclusão territorial e social sofrida por grande parte da população do Distrito Federal, em 1971, é o tema do filme A cidade é uma só?, que será exibido para o público do Festival de Inverno da UFMG às 18h de hoje, em estrutura montada no bairro Cidade Nova.

A Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), encampada pelo poder público para remover os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília é o ponto de partida para o enredo do filme. Na ocasião, os operários da construção civil que trabalharam para erguer a cidade e os migrantes foram taxados de invasores pelas autoridades.

Tendo como referência a Ceilândia, localidade periférica para onde foram afastados os moradores menos abastados da metrópole, os personagens presenciam as mudanças e conflitos vivenciados pela sociedade local.

A direção e roteiro são do cineasta Adirley Queirós, que estará presente à sessão comentada. Lançado em 2011, o filme foi premiado no Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (Bafici); no Prêmio da Crítica (Mostra de Tiradentes) e no World Cinema Amsterdam, todos no ano passado.

Mais cedo, às 15h, a associação comunitária do bairro recebe o Caminhão Itinerante com a atividade Hip Hop e juventudes urbanas. A programação segue com apresentações de break e outras danças urbanas, a cargo dos grupos Foot Monster Crew e Cia Fusion, a partir das 20h. Ao final da noite, o som dos DJs Falcão, Roger De e Kdu dos Anjos encerra as atividades desta terça-feira.

A programação segue até o dia 28 de julho.