O professor Ash Amin, da Universidade de Cambridge, participa a partir desta semana de atividades do Programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat). Nesta terça-feira, 27, a partir de 18h, ele fará a palestra Ver como uma cidade, no auditório da Escola de Arquitetura. Na sexta-feira, 30, às 14h, ministrará, no auditório da Reitoria, a conferência Reanimando a política do desconhecido, em evento aberto à comunidade acadêmica. No dia 4 de setembro, às 16h, o professor realizará a palestra Os direitos dos pobres urbanos, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Sua estada na UFMG vai até 7 de setembro. O professor Amin ingressou na Universidade de Cambridge em agosto de 2011, depois de 16 anos na Universidade de Durham, onde foi professor de geografia e diretor do Instituto de Estudos Avançados. Um dos principais estudiosos das geografias da vida moderna, Amin tem contribuído com seus estudos para pensar a economia como entidade cultural, enquanto sua produção sobre raça e multiculturalismo vem ajudando a mudar o panorama das políticas que tratam da gestão da diversidade étnica. Amin, que ocupou diversas cátedras em universidades europeias, é fundador e coeditor da Review of International Political Economy. É editor associado da publicação City e membro do conselho consultivo de várias revistas internacionais. Membro da Academia de Ciências Sociais, da Academia Mundial de Artes e Ciências e Academia Britânica, foi agraciado em 1998 com o prêmio da Royal Geographical Society’s Edward Heath Prize por suas contribuições para a pesquisa na Europa. Cátedras
O programa Cátedras visa favorecer o intercâmbio em diferentes segmentos de pesquisa e reúne estudiosos de renome no cenário mundial e grupos de pesquisadores da UFMG. Tem ainda o objetivo de promover o avanço das pesquisas de natureza transdisciplinar na Universidade com a articulação de diferentes áreas do conhecimento. Viabiliza a permanência na UFMG, por no máximo um mês, de pesquisadores experientes que possam estimular e induzir estudos nas interfaces das disciplinas.