Nesta quinta-feira, 19, o Ceale Debate aborda as avaliações que o governo usa para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino, com especial destaque para o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa-MG). A convidada é a professora do Departamento de Psicologia da PUC-Minas, Karina Fideles Filgueiras. A palestra acontece no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação (FaE), no campus Pampulha, às 19h30. Recém-doutora pela FaE, Karina apresenta no Ceale Debate a pesquisa na qual analisou os dados das avaliações censitárias do Proalfa-MG de 2007 a 2010. Ela constata que a diminuição do número de alunos com baixo desempenho em Minas não é necessariamente verdadeira. Através da comparação dos resultados, identificou que houve um pico de baixo desempenho em 2008 e, nas demais edições (2007, 2009 e 2010), o percentual se manteve semelhante, com variações muito pouco significativas. Através do estudo de caso de duas escolas de Belo Horizonte, ela avalia os fatores que interferem na melhora ou piora dos níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discute ainda de que forma a prática pedagógica nas escolas pode influenciar as transformações nos processos de aprendizado. A inscrição para a palestra é gratuita e deve ser feita através do email cealedebate2013@gmail.com. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334. O projeto
O Ceale Debate acontece mensalmente na Faculdade de Educação. O objetivo das palestras é compartilhar resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, auxiliando na formação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita.