Toma posse nesta terça-feira, 1, a nova diretoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O professor Sérgio Teixeira da Fonseca (à esquerda na foto), que finaliza o mandato como vice-diretor, recebe o cargo das mãos do professor Emerson Silami Garcia. O novo vice-diretor é o professor Herbert Ugrinowitsch (à direita). A solenidade acontece às 17h, no auditório da Escola, no campus Pampulha. O novo diretor explica que tem intenção de propor, a cada início de ano, a avaliação colegiada do modelo. “Ele trouxe benefícios, mas a qualquer momento pode mudar, pois é fruto de acordo e não de uma imposição”, ressalta. A experiência, que revela coesão institucional, viabilizou reformas que beneficiam toda a Escola, diz Sérgio Fonseca, lembrando que seu mandato terá como um dos principais focos a melhoria da insfraestrutura do prédio, construído na década de 1970. Fonseca, contudo, comenta que a Universidade tem investido na construção de prédios novos para unidades acadêmicas transferidas para o campus Pampulha nos últimos anos e, da mesma forma, os prédios antigos necessitam de apoio institucional para obras de grande monta. “São intervenções estruturais e imprescindíveis. Além disso, o novo Centro de Treinamento Esportivo da UFMG vai exigir permanente manutenção”, reitera. “Tudo isso pode ser feito com financiamento com recursos próprios”, prevê o diretor, lembrando que a intenção é não sobrecarregar a Universidade. “Mas estamos aguardando a grande reforma estrutural do prédio, que é inadiável”, reforça. Segundo ele, a EEFFTO também tem déficits no número de docentes e, sobretudo, de servidores técnico-administrativos. Currículos
Segundo Fonseca, o modelo de gestão centralizada de recursos adotado no mandato do professor Silami tende a ser mantido, pois foi extremamente positivo. “Ao invés de pulverizar os recursos em ações isoladas, um pacto entre a diretoria e as chefias de departamento permitiu a criação de um fundo único, com o qual foram realizadas obras importantes, como a implantação de estrutura audiovisual nas salas de aula”, conta.
Ele destaca a importância da EEFFTO como unidade de produção do conhecimento, considerada a melhor do Brasil nos cursos de graduação em Educação Física e em Fisioterapia, e dona de uma das melhores pós-graduações em Ciências da Reabilitação; e como centro de esportes e de extensão, com atendimento anual de cerca de 11 mil pessoas.
Reformas integradas
O uso de recursos próprios tem melhorado substancialmente a estrutura da Escola, defasada pelo desgaste do tempo e pela chegada de maior número de alunos, desde a adesão da UFMG ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Os laboratórios de prática, por exemplo, planejados para comportar um máximo de 30 pessoas, hoje recebem cerca de 40. Para viabilizar as aulas práticas, os laboratórios foram recentemente equipados com sistema de captura simultânea de imagens por quatro câmeras. “Assim, todos os estudantes podem acompanhar a aula, por meio das imagens projetadas”, explica Sérgio Fonseca.
Já as salas de aula estão sendo equipadas com sistema de segurança que viabilizará o acesso informatizado, de acordo com a agenda de atividades programada junto aos colegiados de curso. Ainda estão previstas a reforma da rede fixa de internet e dos banheiros, bem como pintura das salas e a aquisição de novas carteiras.
Sérgio Teixeira da Fonseca
Professor Titular do Departamento de Fisioterapia, editor chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, atua principalmente nos temas estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sistemas dinâmicos e percepção-ação).
Herbert Ugrinowitsch
Professor Associado do Departamento de Esportes, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gedam). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em comportamento motor, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento motor e voleibol.