Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos de Foca Lisboa/UFMG
_DSC4275.JPG
Maria da Consolação Lima, que se formou em montagem e reparo de computadores, recebe o diploma das mãos da presidente Dilma Rousseff

Formatura de alunos do Pronatec teve presença da presidente Dilma e do reitor da UFMG

quarta-feira, 23 de outubro de 2013, às 16h33

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, estiveram presentes à formatura de 2.276 alunos beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), concluintes de cursos ofertados pelo Colégio Técnico da UFMG (Coltec), Senai e Senac de Minas Gerais. A cerimônia de formatura, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), foi realizada nesta quarta-feira, dia 23, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.

Dilma salientou que a formatura é uma grande conquista e um passo importante na vida dos formandos e de suas famílias. “Quero parabenizar todos os formandos e dizer que hoje começa uma nova jornada, um novo caminho que irão construir. Agora a bola está com cada um de vocês e acredito que saberão fazer o gol”, disse a presidente.

Ela também destacou que a formação técnica e profissional é um grande caminho, pois não existe país desenvolvido sem trabalho técnico qualificado. “Vocês devem sempre buscar o aperfeiçoamento. Cada geração avança em relação à anterior e espero este avanço de vocês. Existe futuro na formação técnica profissional”, afirmou Dilma.

Somente no Coltec formaram-se 1.211 alunos nos cursos de soldador, espanhol, inglês, Libras, agente de projetos sociais, estilista, cuidador de idosos, cuidador infantil, montador e reparador de computador, ajudante de coleta e transporte de pequenas cargas, auxiliar administrativo, desenhista mecânico, agente de alimentação escolar, auxiliar de secretaria, auxiliar de biblioteca, monitor de transporte escolar e recreador. Esses cursos foram ofertados nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Ipatinga, Confins, Vespasiano e Sete Lagoas.

O reitor Clélio Campolina observou que é preciso compatibilizar as várias instâncias de ensino. “É preciso haver ensino básico, de formação geral, técnica, superior, científica, ou seja, a educação deve ser vista de maneira compreensiva. É preciso haver uma formação básica para dar alicerce cultural, educacional e político para a população, e é preciso profissionalizar as pessoas para que elas possam participar da vida econômica e social do país”, ressaltou.

A presidente Dilma entregou os diplomas a três formandos, simbolizando a formatura de todos os concluintes. Empresários de áreas diversas também assinaram a carteira de trabalho de formandos. O orador da turma, Brian Oliveira Batista, 20 anos, concluinte do curso de Agente de Projetos Sociais, oferecido pelo Coltec, salientou que “é indispensável este tipo de formação para os jovens para que haja uma transformação social e cultural efetiva e progressista, desconstruindo todo e qualquer tipo de opressão".

A formanda Ellen Alvarenga, 29 anos, moradora da cidade de Pedro Leopoldo, assinalou que o curso de inglês realizado no Coltec vai ajudá-la em seu trabalho, no Aeroporto de Confins, onde lida com passageiros estrangeiros. “Esta foi uma oportunidade única e de grande valia em minha vida, até mesmo para fazer cursos mais avançados no futuro”, afirmou. Para definir o Pronatec, Ellen citou o slogan do Governo Federal “Cada brasileiro que cresce faz o Brasil maior”. “É isso mesmo. É necessário investir em educação e cultura, e o resto é conseqüência”, disse.

A presidente Dilma Rousseff finalizou ressaltando a importância do trabalho dos professores e da garra e determinação dos estudantes. “A vontade de cada um dos formandos de ter outro horizonte na vida e de valorizar seus sonhos é que faz a qualidade do Pronatec. O programa é uma conquista e veio para ficar”, afirmou.

Também estiveram presentes o diretor do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, Adriano Borges da Cunha, e a coordenadora geral do Pronatec Coltec-UFMG, Edna Lúcia Gelmini, além de autoridades federais, estaduais e municipais e representantes de outros parceiros do programa.

O programa
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, em parceria com os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação de sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

O Pronatec promove cursos de qualificação no mercado de trabalho, principalmente para pessoas de alta vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo prioritário retirar essas pessoas da linha da pobreza, oferecendo-lhes conhecimento e oportunidades para crescimento pessoal, profissional e financeiro, além de melhorar a qualidade do ensino médio, expandindo, interiorizando e democratizando a oferta de cursos de educação profissional e técnica e de formação inicial continuada. Os interessados em participar do programa devem se inscrever nos postos do Sine, nas prefeituras municipais parceiras ou diretamente no site do Pronatec.

Coltec-UFMG
O Colégio Técnico (Coltec) da UFMG foi criado em 1969 com a finalidade de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio, com um projeto educativo que possibilita a formação do estudante com uma significativa base científica, experimental e humanística e um contato permanente com instrumentos e técnicas atualizadas.

O Coltec é uma das entidades autorizadas pelo MEC a ofertar cursos através do Pronatec, incluindo todos os processos e procedimentos relativos ao planejamento, execução e avaliação do currículo, ao acompanhamento, permanência e êxito dos beneficiários, bem como à sua certificação ao final dos cursos. Por ser uma instituição de ensino vinculada à UFMG, o Coltec pode usufruir de todo o conhecimento da universidade, estando habilitado a ofertar qualquer curso disponível no catálogo, em especial os da área de saúde e os de alta complexidade tecnológica. Ao final do curso, os alunos recebem o diploma com a chancela Coltec-UFMG.

Como a empregabilidade é um dos propósitos do Pronatec, o Coltec-UFMG firmou alianças estratégicas com instituições como o Sine-MG, para a oferta de serviços de encaminhamento ao emprego, emissão de carteira de trabalho, entre outros; CDL-BH, que faz a intermediação com o segmento empresarial, objetivando a criação de novas oportunidades de trabalho; prefeituras municipais localizadas em várias regiões de Minas Gerais e terceiro setor, visando aumentar a oferta de vagas.

_DSC4466.JPG
Reitor Clélio Campolina (ao centro, na segunda fila) acompanha o discurso da presidente

_DSC4323.JPG

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente