Universidade Federal de Minas Gerais

Começa amanhã ciclo de palestras sobre o 'universo curioso'

quarta-feira, 6 de novembro de 2013, às 5h55

A causa do fenômeno conhecido como Aurora Boreal, a formação dos buracos negros e a origem das estrelas cadentes estão entre as questões a serem abordadas no ciclo de encontros Universo Curioso – palestras sobre astronomia, a partir desta quinta-feira (7), no quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG.

Os palestrantes vão discutir desde os fenômenos cósmicos e sua relação com o planeta até a natureza dos corpos celestes.

As palestras, gratuitas, serão realizadas às quintas-feiras do mês de novembro (7, 14, 21 e 28), de 19h30 as 21h. Uma palestra de encerramento vai ser realizada no dia 19 de dezembro. Na atividade inaugural, o astrônomo amador Cristóvão Jacques, membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig), falará sobre os asteroides rasantes à Terra.

O professor Leonardo Marques Soares, responsável pela organização do evento, explica que os temas foram definidos a partir de perguntas feitas durantes as sessões do planetário e terraço astronômico do Espaço. “A partir dos temas suscitados, os palestrantes foram escolhidos conforme suas respectivas áreas de especialização”.

O Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais.

Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG, o Governo de Minas e a operadora de telefonia móvel TIM.

O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Confira a programação:

Dia 7 – Asteroides Rasantes à Terra: Temos que nos preocupar?
Palestrante: Cristóvão Jacques - Astrônomo amador e membro do Centro de Estudo Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig).

A possibilidade de impactos de asteroides com a Terra é, há muito tempo, fonte de preocupação entre pesquisadores e cientistas. A partir dos anos 1990 aumentaram os esforços no sentido de prever choques de objetos com mais de 1 km de diâmetro. A palestra apresentará dados sobre as reais possibilidades de impacto e como é feito o trabalho de busca de corpos celestes com possibilidades de colisão.

Dia 14 – Radioastronomia: Ondas Astronômicas
Palestrantes: Francisco Pazzini e Leonardo Marques Soares, professores de Física

O estudo das ondas tem um grande destaque na história do conhecimento. Dois sentidos humanos também estão ligados a elas. A audição se relaciona às ondas mecânicas e a visão, às eletromagnéticas. Na palestra, será abordada a natureza dessas ondas, apresentando suas semelhanças e diferenças, e sua relação com a observação do universo. Com linguagem acessível, os professores trarão exemplos práticos do estudo de ondas na astronomia.

Dia 21 – O Reino das Galáxias
Palestrante: Domingos Soares – Astrônomo e professor do Departamento de Física da UFMG.

Existem centenas de bilhões de outros agrupamentos estelares no universo, constituindo um verdadeiro reino das galáxias. O professor Domingos Soares abordará alguns aspectos deste reino, especialmente os detalhes e personagens importantes que levaram à sua descoberta.

Dia 28 – Cosmologia Moderna
Palestrante: Domingos Soares.

Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo a partir da observação científica. A cosmologia moderna, também conhecida como a "cosmologia do universo em expansão", surgiu na década 1920, sugerindo um modelo não estático do universo, ou seja, o cosmos em constante movimento desde a sua criação.

Albert Einstein e Edwin Hubble são dois dos maiores expoentes dessa teoria e suas ideias serão a base para as discussões apresentadas pelo professor Domingos Soares.

Dia 19 de dezembro – O Sol e as Tempestades Solares
Palestrante: Maria Cristina Rabello Soares – Professora do departamento de Física da UFMG e Astrônoma.

Tempestade solar é o nome dado ao distúrbio provocado por explosões na superfície do Sol. Como resultado, porções maciças de radiação e partículas eletricamente carregadas atingem a atmosfera terrestre, podendo causar danos a satélites, aparelhos de navegação e sobrecarga na rede elétrica, entre outros transtornos.

Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade se vê cada vez mais afetada pelas tempestades. A professora Maria Cristina Rabello traz informações sobre este fenômeno e sobre as técnicas desenvolvidas para a sua observação.

(Com assessoria do Espaço do Conhecimento UFMG)