Universidade Federal de Minas Gerais

Grupo de teatro do CP encena 'A arca do lixo', que discute questões ambientais contemporâneas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013, às 5h53

cartaz3-gran-filter-knife-final-med%20%281%29.jpg Nesta terça-feira, 19, às 10h, o auditório da Escola de Belas-Artes acolhe o espetáculo teatral A arca do lixo, do Grupo de Teatro do Centro Pedagógico (GTCP) da UFMG. A peça aborda poluição, desequilíbrio ambiental, qualidade de vida, superpopulação, estresse, trânsito e consumismo, entre outros problemas ambientais contemporâneos.

O espetáculo retrata uma vila que passa a lidar com questões típicas da modernidade. Inspirado no universo lúdico e poético de Vinícius de Moraes, o espetáculo é permeado pelos transtornos estruturais que abalam o cotidiano das grandes cidades.

A peça também faz referência à Arca de Noé, que representa a catástrofe bíblica natural do fim do mundo. Recorrendo a dados científicos, o espetáculo ainda busca propor alternativas de comportamento frente aos impasses da realidade moderna.

O Grupo de Teatro do Centro Pedagógico é coordenado pelo professor Roberson de Sousa Nunes e organiza atividades artísticas ligadas a questões científicas e culturais. O espetáculo é aberto ao publico e a Escola de Belas Artes fica no campus Pampulha, localizado na avenida Av. Antônio Carlos, 6627. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5199.

O Grupo

O GTCP teve inicio como projeto de teatro composto por alunos do 3º ciclo de Formação Humana do Colégio Pedagógico e desenvolveu a partir da Mostra de Trabalhos Internos do CP, que é um dos projetos do programa de ensino e extensão Encontros com arte.

Inaugurado em 2003 pelo núcleo de arte do CP, o programa abrange projetos de arte produzidos pelos alunos e professores do Colégio e promove a recepção de artistas e grupos de outras unidades da UFMG e da comunidade em geral, para a realização de trabalhos artísticos e culturais. A iniciativa ainda procura incentivar reflexões e diálogos sobre a relação entre arte e educação e conta com a participação de alunos do Teatro, Dança, Artes Visuais, dentre outros cursos da universidade.