O grupo Texto Livre realiza nesta sexta-feira, 22, o evento Seminários teóricos de semiótica do Semiotec – STIS. As atividades acontecem das 14h às 15h30 na sala de conferências online do STIS. Para participar, basta preencher o nome e o código visual nos campos indicados no site. Após a confirmação, o usuário será direcionado a um chat virtual. Duas palestras vão abordar conteúdos sobre semiótica e comunicação. Com o tema Reflexões sobre a construção do sentido, a primeira atividade será conduzida pela professora Elizabeth Harkot de-La-Taille, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em seguida, o professor Conrado Moreira Mendes, também da USP, vai ministrar a palestra Semiótica e mídia: uma abordagem tensiva do fait divers. As palestras A fala seguinte traz elementos da tese de doutorado de Mendes, que desenvolveu pesquisa a respeito dos chamados fait divers (categoria jornalística que se refere a eventos excepcionais e que causam impacto) com base nas proposições da semiótica de vertente tensiva. A pesquisa foi desenvolvida a partir das matérias sobre o caso Isabella Nardoni, veiculadas no Jornal Nacional no período de março a maio de 2008. Mendes discute o porquê da grande intensidade e duração da cobertura deste caso na mídia. Sobre o grupo
A primeira apresentação traça um panorama de duas escolas semióticas distintas: as racionalistas (em geral europeias, descendentes de Saussure, Hjelmslev e Greimas) e as pragmáticas (em geral americanas, derivadas de Peirce e Morris). O objetivo é analisar como essas duas principais vertentes, articuladas com as proposições do GroupeM, de Liège (Bélgica), pensam a relação existente entre mundo e linguagem.
O Texto Livre é um grupo de suporte à documentação em software livre e desenvolvimento de software livre educacional, ligado à Faculdade de Letras. Ele é sediado no Laboratório de Semiótica e Tecnologia (Semiotec) da unidade e tem como objetivo principal promover pesquisa e produção interdisciplinar no uso das tecnologias livres para o ensino.