Universidade Federal de Minas Gerais

Em livro, professora da EBA discute legado de Decroux, mestre da 'artesania de ator'

segunda-feira, 25 de novembro de 2013, às 5h58

A dramaturgia é feita pelo ator e por seu corpo. É ele quem domina sua produção, e não o autor, o diretor ou o produtor do espetáculo. A proposta do francês Étienne Marcel Decroux (1898-1991), mestre sem vinculação com grupos ou universidades, mas que fundou e dirigiu uma escola para atores por cerca de 40 anos, é o tema de Étienne Decroux e a artesania de ator: caminhadas para a soberania (Editora UFMG), da professora Bya Braga, da Escola de Belas-Artes (EBA).

Criador da Mímica Corporal Dramática, Decroux é muito pouco conhecido no Brasil, onde nem mesmo há uma tradução de seu único livro, Paroles sur le mime, de 1964. A motivação de Bya Braga, que leciona interpretação e improvisação no curso de Teatro da UFMG, foi justamente colaborar para maior aproximação da técnica de atuação criada por Decroux.

“Há grande equívoco na compreensão de seu trabalho, considerado formalista. Decroux propôs que a forma pudesse ser, inclusive, desmaterializada, instrumentalizando o ator para um teatro que não é apenas mediado pela literatura dramática, mas aberto ao ato performativo”, explica a autora.

Foca Lisboa
bia%20braga.jpg A metodologia de Decroux – “um grande ator e um grande pedagogo”, segundo Bya Braga – leva o intérprete a experiência intensa com ele mesmo, por meio da artesania corporal que propicia o aprendizado de habilidades, movimentos e posturas específicas. “Ao aprender as formas, o ator passa a lidar com os próprios limites físicos, mudando padrões cotidianos e revisando sua própria existência”, diz a professora.

Princípios em aula
Na disciplina Laboratório de atuação: modos de existência, Bya Braga (foto acima) utiliza os princípios da Mímica Corporal Dramática e conta com a colaboração de artistas convidados para ensinar a técnica criada pelo francês. Sua pesquisa, que resultou originalmente em tese de doutorado, incluiu estágios e estudos práticos em Barcelona. “Sempre dei grande atenção à questão da expressividade do ator, e foi isso basicamente que despertou meu interesse pelo trabalho do Decroux”, ela comenta.

Bya conta que Étienne Decroux não completou os estudos formais e exerceu diversos ofícios braçais. Filho de um pedreiro socialista, queria ser orador político, mas, em contato com o teatro, encantou-se pelo trabalho corporal. Em consonância com o desejo de reforma do teatro em voga na França e na Rússia do início do século 20, acabou ganhando espaço na escola experimental Atelier, de Charles Dullin.

Incentivado a se tornar diretor, ele considerava que sua vocação era de um ator-pesquisador e ganhou uma sala onde recebia estudantes especialmente encaminhados para suas investigações. Jean-Louis Barrault (de Les enfants du paradis) foi um de seus pupilos.

“Decroux trabalhou por 60 anos ininterruptamente e não se fixou em uma única abordagem. Ele se renovava, e se dispunha a desenvolver algo novo para aproveitar o que um ator trazia de diferente”, afirma Bya Braga. “Ele foi um artista fundador no Ocidente no que se refere ao pensamento em teatro, porque defendia um teatro corporal, diferente da atuação ortodoxa”, diz a professora, que entrevistou discípulos de Étienne Decroux no processo de pesquisa para a tese, defendida em 2010, na UniRio.

Ela explica ainda que a técnica do francês faz do tronco do ator o protagonista na expressividade, diferentemente do teatro ortodoxo e da pantomima, que tendem a valorizar rosto, braços, mãos e utilizar o corpo posicionado perpendicularmente ao chão, em equilíbrios estáveis.

Para Bya, Decroux criou, como resultado de muito esforço e curiosidade, uma teoria baseada na prática artística. “Ele valorizou ofícios como os da lavadeira, do carpinteiro e do pescador, ao transpor suas gestualidades para uma composição mais abstrata nas artes cênicas. A seu modo, problematizou a representação realista, naturalista, apresentando outras formas de se ver o mundo por meio da arte. E sempre preocupado com a emancipação do sujeito artista.”

Livro: Étienne Decroux e a artesania de ator: caminhadas para a soberania
De Bya Braga
Editora UFMG
516 páginas / R$ 76 (preço de capa)

(Itamar Rigueira Jr. / Boletim UFMG, 1845)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente