As metodologias de pesquisa do European Social Survey serão apresentadas pelo professor Mariano Torcal, da Universitat Pompeo Fabra da Espanha, em palestra no dia 6 de dezembro, a partir das 10h, na Sala B504, no 5° andar do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2). O evento é aberto ao público e integra a programação do Ciclo de Palestras Internacionais, promovido pelo grupo de pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência Política. O European Social Survey (ESS) é um tipo de pesquisa que coleta informações sobre as opiniões e atitudes dos cidadãos europeus. A primeira edição foi realizada em 2002 e, desde então, a Espanha tem participado em todas as edições, que se repetem a cada dois anos. Iniciativa da Comissão Permanente de Ciências Sociais (CPCS), da Fundação Europeia da Ciência, o ESS é dirigido por diferentes instituições acadêmicas; na Espanha, a concepção e implementação do survey é realizada a partir da Universitat Pompeu Fabra. A pesquisa utiliza procedimentos metodologicamente rigorosos que visam garantir a comparabilidade dos dados recolhidos nos diferentes países europeus. Todas as informações geradas pelo ESS são de acesso gratuito para os usuários. Mariano Torcal é Ph.D pela Universidad Autónoma de Madrid e pela Ohio State University. Atua como professor titular de Ciência Política da Universitat Pompeu Fabra, onde conduziu o Programa de Doutoramento do Departamento de Ciências Políticas e Sociais. Desde 2001, é o coordenador do European Social Survey. O professor é autor e contribuiu em vários livros da área, e publicou muitos artigos em revistas nacionais e internacionais especializadas. Entre suas publicações mais recentes, estão os livros The europeanization of national politics – Citizenship and support in a post-enlargement union; Las elecciones europeas 2009; e La ciudadanía europea en el siglo XXI. Torcal atua nas áreas de pesquisas em comportamento, cultura política, atitudes políticas e sociais, participação nas novas democracias, institucionalização dos sistemas de partidos, mecanismos de intermediação de voto e responsabilidade eleitoral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-3823 ou pelo endereço marketing-politico@uol.com.br.