O Departamento de Filosofia está com vagas abertas para os quatro módulos do curso Conhecimento e Natureza. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Espaço do Conhecimento da UFMG, situado na Praça da Liberdade. O módulo 1, A natureza perturbada: conhecimento e realidade na física contemporânea, inicia-se nesta quarta-feira, 5 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever no site da Fundep. É necessária a participação em, no mínimo, 75% das aulas para o recebimento do certificado do curso. Confira as informações sobre cada módulo Módulo 1 - A natureza perturbada: conhecimento e realidade na física contemporânea Módulo 2 - Aspectos filosóficos da Revolução Científica Mais informações no telefone 3409-4220.
Professora Patrícia Kauark Leite, da UFMG - 5, 12,19 e 26 de fevereiro
Apresenta e discute as mudanças radicais introduzidas pela física contemporânea, em especial pela mecânica quântica, na relação de conhecimento que se estabelece com a natureza. A ruptura real na estrutura da ciência, bem como as mudanças interpostas aos conceitos de realidade e objetividade serão objeto da atividade.
Professor Túlio Aguiar (UFMG) - 12,19 e 26 de março e 2 de abril
Explora características da revolução científica que impactaram na reflexão filosófica sobre a ciência. São abordados episódios protagonizados por Francis Bacon, Galileu, Kepler, dentre outros.
Módulo 3 - A natureza e o romantismo
Prof. Fernando Rey Puente (UFMG) - 9,16, 23 e 30 de abril
Apresenta o impacto que a natureza teve na cultura europeia, particularmente na Alemanha e na Inglaterra, do final do século 18 até meados do século 19. A ideia de uma filosofia da natureza e a própria representação (pictórica e/ou poética) da natureza são características marcantes da produção dos mais destacados pensadores e artistas desse período.
Módulo 4 - O pensamento naturalista de Nietzsche
Professor Olímpio Pimenta Neto (Ufop) - 7,14, 21 e 28 de maio
Examina a articulação, sob forte influência do naturalismo filosófico, de reflexões nietzschianas a respeito das ciências e das artes, de modo a determinar os significados para sua proposta de construção de uma "gaia ciência".