Professores efetivos ou aposentados da UFMG que tenham experiência em educação à distância podem se inscrever a partir de 17 de fevereiro a 7 de março para o processo seletivo a 13 vagas de professores-pesquisadores com atuação em cursos do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC). A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), é mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para participar do processo seletivo, os professores devem comprovar experiência na produção de materiais didáticos para cursos a distância e ter familiaridade com acesso à internet, inclusive com os ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de computadores e recursos de conectividade. Também será exigido dos candidatos disponibilidade para desenvolver as atividades propostas dentro do cronograma estabelecido pela coordenação do curso, além de participar do Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD oferecido pelo Caed. As vagas serão destinadas à produção ou atualização de material didático de 13 disciplinas. Cada candidato poderá concorrer em até cinco disciplinas, e as ementas e bibliografias das matérias serão fornecidas pela coordenação do curso. Os selecionados terão a atribuição de desenvolver o escopo das disciplinas escolhidas no momento da inscrição, incluindo a elaboração e entrega dos conteúdos e de um banco de questões para avaliação dos estudantes. Eles também deverão elaborar videoaulas de matérias, adaptar os recursos didáticos disponíveis às especificidades da educação a distância e revisar a linguagem do material didático disponibilizado. Acesse o edital. Inscrições O resultado será publicado na página do Caed a partir de 12 de março. Para mais informações entre em contato pelo e-mail pedagogico@caed.ufmg.br ou telefones 3409-3914 e 3409-3205.
As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário disponível no site do Caed, e envio da cópia eletrônica de seu currículo Lattes, obtido pela Plataforma CNPq, resumido e atualizado dos últimos cinco anos, em formato PDF.