Discutir a produção do problema das drogas nas sociedades contemporâneas é o intuito da palestra Políticas sobre drogas e conflito social: redução de danos e governamentalidade, que será proferida nesta sexta-feira, 14, pelo professor da Universitat Rovira i Virgili, da Espanha, Oriol Romaní. O evento terá início às 14h30, no auditório Ruy Flores Lopes do Conselho Regional de Psicologia.
A partir de perspectiva antropológica crítica, o palestrante procura destacar os limites que separam as ações de cuidado e de controle social nas atuais estratégias de enfrentamento do problema.
Oriol Romaní é coordenador do curso de mestrado em Antropologia Médica e Saúde Internacional do Departamento de Antropologia, Filosofia e Trabalho Social da Universitat Rovira i Virgili – Tarragona, localizada na Catalunha.
Após a palestra haverá roda de conversa com a presença do preceptor da residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Helian Nunes de Oliveira, e da professora associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, Izabel Friche Passos.
A atividade é organizada pelo Laboratório de Grupos, Instituições e Redes sociais (Lagir) da UFMG em parceria com o Centro Regional de Referência em Crack, Àlcool e outras Drogas da Escola de Enfermagem da UFMG e o Conselho Regional de Psicologia.
O evento é aberto ao público e conta com a disponibilização de certificados aos participantes. Ainda haverá transmissão online do evento através do site do conselho. O Conselho Regional de Psicologia fica na rua Timbiras, 1532, 6° andar, bairro de Lourdes. Mais informações pelo telefone (31) 2138-6767.