A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação publicou o edital referente ao Programa de Extensão Universitária (Proext) para 2015. Podem submeter propostas as universidades federais, estaduais e municipais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e os Centros de Educação Tecnológica (Cefet). A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou o calendário interno de submissão das propostas que serão encaminhadas para avaliação. Os coordenadores podem enviar seus projetos até as 23h59 do dia 5 de março. A avaliação ocorre entre os dias 11 e 16 e o resultado final da seleção interna será divulgado no dia 19 de março. As propostas vão passar por adequações e, após revisão, serão remetidas ao MEC até o dia 28. São 19 linhas temáticas e um subtema, e cada instituição poderá apresentar até dois projetos e dois programas para cada uma das linhas e um projeto para o subtema. Estas são as linhas temáticas: 1. Educação; 2. Cultura e arte; 3. Pesca e aquicultura; 4. Promoção da saúde; 5. Desenvolvimento urbano; 6. Desenvolvimento rural; 6. item 4.6.4. Estágios interdisciplinares de vivência – EIV; 7. Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; 8. Geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; 9. Preservação do patrimônio cultural brasileiro; 10. Direitos humanos; 11. Promoção da igualdade racial; 12. Mulheres e relações de gênero; 13. Esporte e lazer; 14. Comunicação; 15. Desenvolvimento regional: inclusão produtiva, defesa civil e acesso à água; Proext Mais informações podem ser obtidas pelo endereço proextufmg@gmail.com ou pelos telefones 3409-4637 ou 3409-3928. (Com Assessoria de Comunicação da Proex)
16. Justiça e direito do indivíduo privado de liberdade; 17. Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social; 18. Meio ambiente e recursos naturais; 19. Relação entre Estado e sociedade, promoção da participação social e políticas para a juventude.
Criado em 2003, o Proext é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que possam fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições públicas de ensino superior.