Universidade Federal de Minas Gerais

Espaço do Conhecimento abrigará workshop sobre carnaval de rua e encontro de compositores brasileiros e portugueses

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014, às 8h00

O Espaço do Conhecimento UFMG receberá pela primeira vez parte da programação do Festival de Verão. O museu sediará uma exposição e um workshop, além de debates e apresentações artísticas.

Para o professor René Lommez Gomes, diretor científico-cultural do Espaço, as atividades desta primeira participação apontam para dois aspectos importantes: a produção de conhecimento no âmbito do Festival e o crescimento de sua internacionalização.

“Por um lado, ao receber artistas e pensadores portugueses, o museu colabora para a internacionalização do Festival de Verão. Por outro, percebemos que todas as atividades propostas resultam, de certa maneira, em uma forma de produção de conhecimento – neste caso, conhecimento estético e expresso pela arte, o que sempre foi muito importante para nós”, explica.

Programação
Nos dias 28 de fevereiro e 1º, 3, 5 e 6 de março o museu recebe o workshop O carnaval de rua em BH, sempre das 13h às 15h, com foco no público maior de 18 anos, ministrado pelo videomaker português Rui Mourão.

A intenção é desenvolver um ambiente de experimentação audiovisual em que os participantes serão convidados a criar pequenos vídeos a partir de cenas do carnaval de rua de Belo Horizonte. O resultado do workshop será apresentado no dia 8 de março, às 14h30. A participação é gratuita.

A primeira atividade do Festival no Espaço do Conhecimento é a abertura da exposição O carnaval é um palco, a ilha uma festa, também de Rui Mourão, que acontece no sábado, dia 1º, às 10 horas. A exposição cruza videoarte e antropologia, e remete às danças de carnaval do arquipélago português dos Açores.

Às 11 horas do mesmo dia o museu realiza uma edição do programa Café Controverso intitulada Carnaval, música e outras anarquias. Ainda no dia 1º, à tarde, o público será convidado para visitar a exposição principal museu, a Demasiado humano. A visita acontece das 14h às 15h e contará com intérprete em Libras.

Encontro de costas
Em geral, as atividades do Festival realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG propõem aproximações entre Portugal e Brasil, no sentido do diálogo entre as festas dos dois países, com foco no experimentalismo visual e sonoro. Uma das principais é o Encontro de costas: a música improvisada de Portugal e do Brasil.

Trata-se de projeto especial marcado pela união de músicos portugueses – que nunca ou pouco se apresentaram no Brasil – e brasileiros cuja atuação é caracterizado pelo improviso. A atividade perpassa os quatro dias de Festival: o encontro do dia 2 acontece no Espaço do Conhecimento a partir das 14h; nos demais dias, a atividade acontece no Centro Cultural UFMG. No dia 2, os artistas vão improvisar a partir de imagens do artista Rui Mourão que serão projetadas no segundo andar do museu.

Informações sobre as inscrições ou outros assuntos relacionados ao Festival pelo telefone (31) 3409-6411 pelo email festivalveraoufmg@gmail.com e no site do evento. Durante o evento, as informações serão fornecidas pelo telefone (31) 3409-8278. Confira aqui a programação do Festival de Verão que será realizada no Espaço do Conhecimento UFMG.

Sobre o museu
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates.

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG, o Governo de Minas e a operadora TIM. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).