Os desafios enfrentados para se implantar uma política de arquivos, tanto no que diz respeito à gestão dos documentos correntes, quanto à preservação daqueles com valor histórico, será tema de debates no campus Pampulha no dia 7 de maio. Promovido pela Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) da UFMG, o evento com o tema Os arquivos e os arquivos universitários: desafios do século XXI inclui o lançamento do site institucional da Diarq e do livro Arquivo: estudos e reflexões, da professora Heloísa Liberalli Bellotto (USP), publicado pela Editora UFMG. Segundo a autora, arquivos institucionais são conjuntos dos documentos em suporte papel ou eletrônico que não só provam a existência e o funcionamento de instituições, sejam órgãos públicos ou organizações privadas, “mas também contribuem fortemente para que as entidades sejam mais racional e produtivamente geridas”. A professora, que também fará a palestra O sentido dos arquivos, explica que a importância dos arquivos institucionais “advém do fato de que nenhuma instituição pode funcionar sem os registros documentais que provam e garantem a legitimidade de sua existência”. Além disso, sendo o arquivo o centralizador do sistema interno de informações e sendo o reflexo das relações daquela entidade com o meio em que age e atua, “ele é de vital importância para o bom desenvolvimento e o cumprimento do papel que cabe a uma determinada instituição em uma determinada sociedade”, completa. Com relação ao livro, publicado pela Editora UFMG, Heloísa Bellotto informa que a obra permite uma visão panorâmica da arquivologia e da evolução dos estudos arquivísticos no Brasil nos últimos 30 anos, por meio de uma seleção de artigos, capítulos de coletâneas e entrevistas concedidas, publicados em revistas esgotadas ou de difícil acesso, assim como conferências e pronunciamentos inéditos. “É preciso que os profissionais respondam satisfatoriamente diante da urgente, quase instantânea, necessidade de informações de toda ordem que se exige em todos os campos do conhecimento e principalmente no funcionamento dos órgãos públicos e das organizações privadas”, comenta a autora. Segundo ela, tais estudos e reflexões são apresentados por meio de 37 textos distribuídos em cinco módulos – arquivos, arquivistas, documentos, diplomática, entrevistas e pronunciamentos. Evento
Aberto ao público, o I Ciclo de Palestras da Diretoria de Arquivos Institucionais acontece no auditório da Reitoria, a partir das 14h. Confira a programação:
14h – Abertura: lançamento do Portal Diarq
14h30 – Palestra O sentido dos arquivos - professora Heloísa Liberalli Bellotto (USP)
15h30 – Palestra Estratégias de avaliação na gestão de documentos - professora Ana Celeste Indolfo (Arquivo Nacional e Unirio)
17h – Lançamento do livro Arquivo: estudos e reflexões - Heloísa Liberalli Bellotto