Na solenidade de posse como diretor da Escola de Veterinária, na manhã desta sexta-feira, 6, o professor Renato de Lima Santos anunciou simbolicamente sua nova equipe, na qual incluiu todos os 104 professores, os 121 servidores técnico-administrativos do quadro permanente e colaboradores contratados que atuam nas diversas instâncias da Unidade. “A Escola é uma obra de construção coletiva e contínua, que teve participação de inúmeras pessoas, cujos méritos individuais são profusamente reconhecidos, mas jamais suplantarão em grandeza as conquistas coletivas e institucionais”, disse. Em sua opinião, caberá à nova gestão “e a toda a comunidade honrar esse legado com o máximo comprometimento, em direção à busca de excelência acadêmica, nas diversas frentes de atuação da Escola”. Empossados pelo reitor Jaime Arturo Ramírez, Renato de Lima Santos e a vice-diretora Sandra Gesteira Coelho cumprirão mandato no período 2014-2018, após gestão dos professores José Aurélio Garcia Bergmann e Zélia Inês Portela Lobato. Lembrando que seu mandato na Reitoria coincidirá quase integralmente com o da diretoria da Veterinária, o reitor firmou o compromisso de oferecer integral apoio aos novos diretores. “Compartilharemos não apenas a gestão da instituição, mas também seus ideais mais nobres”, ressaltou Jaime Ramírez. “Juntos podemos vencer desafios, combinando a atenção contínua na qualidade acadêmica com a busca do conhecimento político e a ação transformadora da sociedade, compromissos inadiáveis de uma universidade pública comprometida a contemporânea”, completou o reitor. Com hino nacional executado pela violeira Letícia Leal, a cerimônia de posse foi acompanhada por autoridades, membros da equipe do Reitorado, diretores e ex-diretores de unidades, alunos e servidores. A saudação à nova diretoria foi feita pelo professor Ernane Fagundes do Nascimento. Metas Manifestou “sincera e profunda gratidão” à gestão anterior e afirmou que um dos papeis mais importantes da Universidade é o de transformar as pessoas, impactando assim toda a sociedade que a cerca e que a sustenta. Ao relembrar sua trajetória como ex-aluno de graduação e de mestrado, e depois como docente, afirmou: “Como se a UFMG e a Escola de Veterinária já não tivessem sido suficientemente generosas comigo, agora me concedem a honrosa tarefa de servir como seu diretor”. Despedida Observou, como no livro bíblico Eclesiastes, que “tudo tem seu tempo determinado”: “Tive tempo de sonhar, escrevendo minha página no livro UFMG. Serei, então, página virada, mas espero ser uma que mereça ser relida”.
Renato de Lima Santos destacou o potencial acadêmico da Escola de Veterinária, que abriga cerca de 3% do corpo docente da UFMG e responde por aproximadamente 10% da produção científica da Universidade. Santos apontou os desafios que esperam a nova gestão, como investimento em infraestrutura, consolidação da Residência Médica em Medicina Veterinária, implantação da nova grade curricular do curso de graduação em Medicina Veterinária e regularização do exercício profissional dos egressos do curso de graduação em Aquacultura, que acaba de formar sua primeira turma.
Em seu discurso de encerramento do mandato, o professor José Aurélio Garcia Bergmann anunciou sua aposentadoria, depois de 40 anos de trabalho na UFMG. Falou do sonho que o acompanhou desde a infância – estudar na Escola de Veterinária da UFMG –, de outros planos concretizados, e disse que “o menino que um dia sonhou ser veterinário hoje acordou do sonho da sua vida”, ressaltando que os últimos anos foram os melhores.![]()
Reitor Jaime Arturo Ramírez assina termo de posse de Renato de Lima Santos![]()
Renato de Lima Santos recebe cumprimentos do reitor Jaime Ramírez
Professores Sandra Gesteira, Renato de Lima Santos, Jaime Ramírez, Sandra Goulart, José Aurélio e Zélia Lobato