Pesquisa desenvolvida por Danielle Barbosa, aluna do Programa de Pós-graduação em Neurociências da Fafich, propõe técnicas para diminuir a ansiedade matemática, aumentar a autoeficácia e melhorar, nas crianças e adolescentes, as relações interpessoais. Considerada uma fobia, a ansiedade matemática gera medo persistente no estudante, diante de operações numéricas, causando-lhe sintomas físicos como taquicardia, tremor, sudorese etc. Clinicamente, não é raro encontrar crianças, adolescentes e adultos nessa situação. Crianças e adolescentes de 12 a 16 anos podem se candidatar como voluntários para o estudo, que será iniciado por uma entrevista com a criança e com seu responsável. Em seguida, a pesquisadora formará grupos que devem se reunir em dez ou doze sessões. O trabalho é orientado pelo professor do Departamento de Psicologia, Vitor Geraldi Haase, coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3409-6295 ou pelo email danipiuzana@gmail.com até o dia 1º de agosto. Clique aqui para saber mais sobre a ansiedade matemática.