Bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos, alternativas ao construtivismo e hipótese da sobrecarga cognitiva são alguns dos temas que compõem a programação do curso Neurociências e Educação: evolução e processamento de informação, que começa nesta segunda-feira, 21, no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, do Departamento de Psicologia. As inscrições terminam no domingo, 20. O curso é dividido em dois módulos – um teórico, com 20 horas-aula, ministrado pelo professor Vitor Geraldi Haase – e um prático, opcional, com oito horas-aula. A parte prática terá duas turmas, coordenadas pelas psicólogas Lívia de Fátima Silva Oliveira e Maria Isabel Santos Pinheiro. O módulo teórico visa sistematizar conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem no contexto evolucionário, bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos. A primeira turma do módulo prático abordará Avaliação neuropsicológica, concentrando-se na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos mais utilizados na prática clínica. O curso tem o objetivo de habilitar profissionais para aplicar e interpretar um protocolo de avaliação neuropsicológica infantil. A segunda turma do módulo prático, Treinamento de pais, fará revisão teórica e prática sobre o manejo de comportamento na infância e reabilitação neuropsicológica. O intuito é apresentar estudos atuais da área na promoção de repertório comportamental infantil apropriado, nos contextos familiar e escolar, além de pesquisas em andamento no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento. Inscrições e mais informações no site da Fundep. O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento fica na sala 2016 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha.