O professor Mauro Condé, do Departamento de Filosofia da Fafich, fala nesta quarta-feira, 27, no Museu de Artes e Ofícios, sobre o tema Saberes, artes e ofícios: reflexos na educação contemporânea. A apresentação, com início às 19h30 e participação gratuita, abre a programação do projeto Ampliando Horizontes, no segundo semestre. O professor da Fafich vai tratar ainda do desnível entre o ensino teórico e o prático no cotidiano das escolas, defendendo que os jovens saiam do ensino médio sabendo pensar e fazer. Mauro Condé é bacharel, mestre e doutor em filosofia pela UFMG e pós-doutor pela Boston University (EUA) em temas relacionados à Wittgenstein e Kuhn. Professor da UFMG desde 1998, tem experiência nas áreas de Epistemologia, Lógica e História da Ciência, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Thomas Kuhn, Ludwik Fleck e Wittgenstein. Sobre este último, publicou dois livros: Wittgenstein: linguagem e mundo (Annablume, 1998) e As teias da razão: Wittgenstein e a crise da racionalidade moderna (Argvmentvm, 2004). Também organizou outros quatro livros de Filosofia e de História da Ciência e publicou capítulos de livro e artigos em revistas especializadas. Coordenador do Scientia: Grupo de Teoria e História da Ciência da UFMG, foi editor do selo Scientia/UFMG entre 2004 e 2008. (Com assessoria de imprensa do Museu de Artes e Ofícios)
Condé vai abordar a importância das artes e ofícios na formação da ciência moderna e seus reflexos na educação contemporânea. Também vai analisar aspectos históricos da relação entre técnica e arte e da relação entre técnica e ciência. Ele lembra que trabalhadores manuais, com seu labor e conhecimento prático do mundo, não apenas contribuíram para a configuração de um novo contexto histórico, social e econômico, no qual foi possível o surgimento da ciência moderna, mas também tiveram grande importância na própria estruturação do conhecimento científico.