Equipe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC) saiu vitoriosa em uma das principais conferências mundiais na área de aprendizado de máquina e mineração de Dados. O time, formado pelo doutorando Flavio Diniz de Figueiredo e pelos professores Jussara Marques Almeida e Marcos André Gonçalves, obteve o primeiro lugar em duas das três tarefas do Predictive Web Analytics Challenge, categoria de predição do Discovery Challenges. Disputada no fim de agosto, a competição foi uma prévia da European Conference on Machine Learning - Principles and Practice of Knowledge Discovery in Databases (ECML/PKDD), que ocorrerá no dia 15 de setembro, em Nancy, na França. No desafio, os competidores deveriam tentar prever se determinado conteúdo veiculado na internet se tornaria popular entre os usuários ou não. Para isso, foram analisados conjuntos de tweets, posts do Facebook e páginas de Web. Os competidores monitoraram o desempenho dos dados por uma hora e, por meio de cálculos matemáticos, tentaram identificar a repercussão de tais conteúdos uma semana depois. Venceria a disputa a equipe que obtivesse o resultado mais preciso. Os representantes do DCC, que utilizaram algoritmo que explorava conceitos na área de agrupamento de séries temporais e de predição de comportamento, tiveram a menor margem de erro na previsão de popularidade dos posts do Facebook e das páginas de Web. A solução desenvolvida pela equipe será publicada no Predictive Web Analytics workshop, que ocorrerá simultaneamente à ECML/PKDD. Visibilidade crescente A professora explica ainda que desafios do gênero, comuns entre acadêmicos e profissionais da área de Computação, têm ganhado visibilidade entre as empresas por causa do alto retorno econômico dessas soluções. “As pesquisas de predição podem ter consequências muito positivas, já que podem influenciar as políticas de publicação de anúncios e gerenciamento de acesso de conteúdos web. Algumas empresas já perceberam esse potencial e distribuem prêmios milionários em competições desse tipo, como é o caso da Netflix”, finaliza.
Para a professora Jussara Marques, a vitória no desafio representa um reconhecimento aos esforços da equipe, que é financiada pela Google. De acordo com ela, “o bom desempenho na competição é motivo de muita alegria para nosso grupo, pois vem como resultado prático de um longo e cuidadoso trabalho na área de pesquisa de predição”.