Universidade Federal de Minas Gerais

Hugo Rafael/UFMG
IMG_7550.jpg
Participantes puderam conhecer um pouco sobre os 75 cursos de graduação da UFMG

Mostra das Profissões lota auditórios e salas no campus Pampulha; estudantes aprovam retorno do formato presencial

sábado, 13 de setembro de 2014, às 19h04

A abertura da UFMG para a comunidade externa foi uma das motivações da Administração Central para a volta da modalidade presencial da Mostra das Profissões, depois de três anos apenas em formato virtual. Neste sábado, 13, mais de 18 mil pessoas participaram das palestras e exposições. As atividades continuam amanhã, 14, e a expectativa dos organizadores é de ultrapassar os 35 mil participantes.

IMG_7548.jpg A vice-reitora Sandra Goulart Almeida reforçou o compromisso da atual gestão de abrir os campi da UFMG à comunidade externa. “Entendemos que essa abertura é muito importante para os alunos que querem ingressar na UFMG. Muitas pessoas conhecem pouco o que é feito na Universidade. Nossa proposta é explicar os processos de entrada, que tipo de cursos oferecemos. Esse é um espaço de toda a comunidade”, ressaltou.

Um dos principais objetivos da retomada da versão presencial, segundo Sandra Goulart Almeida, é reforçar o caráter inclusivo da Universidade. “Queremos mostrar que as pessoas podem vir à UFMG, porque serão bem acolhidas, e que aqui temos os instrumentos necessários para apoiá-las”, afirmou. Para ela, o evento também é uma oportunidade de demonstrar a qualidade do ensino ofertado pela Universidade.

“A UFMG tem se destacado, como demonstrou recentemente o Ranking Universitário Folha (RUF) 2014: somos a segunda melhor universidade do Brasil e a primeira em ensino. Temos qualidade e uma política de inclusão e de assistência estudantil”, argumentou.

Possibilidades e opções
Além de atividades relacionadas a cada curso, a programação conta com três palestras de interesse geral. Uma delas é conduzida pela equipe do Programa e Orientação Profissional da UFMG, cujo objetivo é subsidiar os estudantes na escolha da carreira.

IMG_7421.jpg A estudante Clara Duarte Brito Mello, 18 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, tentou aproveitar ao máximo a sua ida ao campus. Ela assistiu a uma palestra sobre Artes Visuais, mas está indecisa entre Odontologia e Psicologia. “Quanto mais cedo eu tomar uma decisão tão importante como essa, melhor. É algo que vai me afetar durante a vida inteira. O melhor é já ir pensando e eliminando as possibilidades para, na hora de escolher, tomar a decisão mais acertada", afirmou.

Entre os milhares de jovens que participam da Mostra de Profissões, há aqueles que já têm quase certeza do curso que pretendem e só querem confirmar a opção. É o caso de Leonardo de Oliveira Gomes, 15 anos, aluno da Escola Estadual Maurício Murgel, em Belo Horizonte. “Interesso-me por Ciências Biológicas e vou acompanhar a palestra para conhecer mais o curso. Acho que é o melhor”, afirmou o jovem, que não pretendia acompanhar palestras de outros cursos. “Se der tempo, talvez eu veja alguma na área de informática”, ponderou.

Olhos nos olhos
O retorno da Mostra das Profissões ao campus Pampulha agradou aos participantes. A estudante Clara Mello se disse satisfeita com a volta do formato presencial. “A UFMG é referência não apenas para o estado, mas para pessoas do Brasil inteiro. Por isso, é tão importante esse contato com professores nas palestras que a Mostra propicia, pois elas dão rumo para muita gente”, afirma.

IMG_7565%20%282%29.jpg Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Sesi-BH, Victor Gabriel Gomes e Ana Luísa Dias Duarte, ambos de 17 anos, aguardavam o início de uma palestra no auditório Álvaro Apocalipse, na Escola de Belas Artes. Para os dois, a primeira opção é o curso de Teatro. “A Mostra é muito importante porque permite um contato maior com a área na qual a gente pretende ingressar. A gente está aqui dentro, pode conhecer o curso. Esse contato faz falta”, disse Victor.

Mesmo tendo algum conhecimento sobre a área de Teatro, Ana Luísa não abriu mão dessa possibilidade proporcionada pela Mostra. “Vir, olhar nos olhos e falar com pessoas que já trabalham nesse meio nos ajuda a saber se é isso mesmo que a gente quer. Essa experiência é muito interessante”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, esteve em alguns locais onde foram realizadas as atividades. Durante visita ao Espaço Preto da Escola de Belas Artes, o professor comentou o sucesso do primeiro dia da Mostra. “O resultado, até o momento, está acima das nossas expectativas. As palestras estão cheias. Há prédios em que é difícil entrar, devido à quantidade de pessoas nos corredores. Tenho observado a felicidade dos alunos. Acredito que vamos ultrapassar os 35 mil visitantes no fim de semana, porque devem vir muitos que não se inscreveram”, afirmou.IMG_7574.jpg

Virtual incrementado
Takahashi também lembrou que a ideia é retomar a mostra presencial sem eliminar o formato virtual do evento, que deve ser incrementado nos próximos anos. “A mostra presencial tem um diferencial, mas não é questão de optar por uma ou por outra: temos que investir nas duas. O formato presencial convida a entrar no campus o estudante de ensino médio que passa na porta todos os dias e olha para a UFMG, às vezes até com receio. Nesse momento, ele passa a pensar que aqui pode ser o lugar dele. Isso faz toda a diferença”, analisou.

Segundo dia
Amanhã, 14, a programação da Mostra das Profissões UFMG 2014 continua durante todo o dia no campus Pampulha. Consulte locais e horários das atividades.

Leia mais sobre a Mostra das Profissões UFMG 2014. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3409-4050. O evento também conta com uma página no Facebook.