Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa/UFMG
mesa_semana_2014.JPG
Reitor Jaime Ramírez abriu o evento, ao lado da vice-reitora Sandra Goulart Almeida (à esquerda) e da pró-reitora de Pesquisa, Adelina dos Reis

Universidade é celeiro do país, diz reitor Jaime Ramírez ao abrir o evento; siga ao vivo a programação

segunda-feira, 13 de outubro de 2014, às 11h10

Em solenidade na manhã desta segunda-feira, 13, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, o reitor Jaime Ramírez ressaltou a oportunidade do tema Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, que será discutido em todo o país nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que, na UFMG, perpassa todas as atividades da Semana do Conhecimento 2014.

Acompanhe, ao vivo, a programação.

O reitor agradeceu o empenho das pró-reitorias e da comissão responsável pela organização do evento que, neste ano, chega à 23ª edição, incorporado no calendário acadêmico como atividade formal.

Ao fazer menção ao tema Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, Jaime Ramírez reconheceu que “nos últimos 12 anos tivemos um avanço inegável no país, como parte das políticas adotadas não apenas em relação à educação superior, mas sobretudo às políticas públicas no seu aspecto mais geral, sejam elas no campo da educação, da saúde e, em especial, dos direitos humanos”.

Ressaltou, nesse contexto, a contribuição da UFMG, “em todos os seus âmbitos, com o governo estadual e sobretudo com o governo federal, no desenvolvimento, na formação e na aplicação de políticas públicas”.

Jaime Ramírez afirmou que a universidade é celeiro do país, seja para a formação de recursos humanos, seja para o avanço do conhecimento, mas sobretudo para tocar aquelas questões que devem ser tratadas por instituições públicas, que dão sua contribuição “para um país como o nosso, que certamente já avançou muito, mas avançou muito pouco perante a necessidade que a sociedade apresenta, principalmente no campo da educação, da saúde e das políticas públicas”.

Por fim, Jaime Ramírez agradeceu, em nome da UFMG, à professora Marilena Chauí, que ministrou a conferência de abertura da Semana do Conhecimento 2014. O reitor afirmou que Marilena Chauí é destaque não apenas no campo da Filosofia, mas também por se pronunciar “nos momentos em que a sociedade precisa de uma posição mais clara e mais corajosa sobre dúvidas que nos surgem como seres humanos e como sociedade”.