O financiamento da política e do sistema de saúde no Brasil será tema de debate que será realizado em 29 de outubro, na Escola de Enfermagem, com participação do presidente do Conselho de Saúde de Belo Horizonte, Wilton Rodrigues. O evento, aberto ao público, terá início às 14h, no auditório Maria Sinno.
O objetivo é discutir aspectos como responsabilidades por níveis de governo, fontes de receita, fundos específicos, transferências intergovernamentais, custeio e gastos dos serviços de saúde.
De acordo com a professora Márcia dos Santos Pereira, coordenadora do evento, os Conselhos Municipais de Saúde, como instâncias deliberativas no âmbito do planejamento, têm papel estratégico no controle e fiscalização da gestão e da prestação das ações e serviços de saúde.
“Nesse sentido, um evento em que participem alunos, docentes e representantes dos Conselhos de Saúde, além de discutir as regras de financiamento nas três esferas de gestão, é importante também para debater sobre as possibilidades de aplicação dos recursos na execução das políticas voltadas para diminuir o risco de doenças e que possibilitem a implementação de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde", explica.
(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)