Universidade Federal de Minas Gerais

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Integrantes da Pró-reitoria de Recursos Humanos na jornada que reuniu os trabalhos de relevância acadêmica

Servidoras premiadas na Semana do Conhecimento apresentam trabalhos

sexta-feira, 24 de outubro de 2014, às 15h47

Três dissertações de mestrado agraciadas por Relevância Acadêmica na 4ª Jornada de Produção de Conhecimento pelos servidores técnico-administrativos em educação foram apresentadas por suas autoras, na tarde desta sexta-feira, 24, no auditório da Reitoria. A apresentação integrou as atividades de encerramento da Semana do Servidor.

Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos, secretária executiva da Pró-reitoria de Graduação, falou sobre seu trabalho Liderança e Gênero: um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais, orientado pela professora Amyra Moyses Sansur.

Fátima Aparecida de Carvalho, servidora da Escola de Engenharia, abordou o tema Motivação para o trabalho e comprometimento organizacional: um estudo com servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, dissertação de sua autoria orientada por Ester Eliane Jeunon.

Carmelita Angélica Guimarães, servidora do setor de contratos do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura, expôs as conclusões da pesquisa Desvelando consequências do assédio moral: a voz do assediado, desenvolvida sob orientação da professora Vera Cançado.

Inquietação
Na mesa de abertura da solenidade, a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria José Grillo, agradeceu aos servidores que participaram da 4ª Jornada e expressou o desejo de que, na próxima edição, haja mais servidores fazendo capacitações e, em consequência, mais trabalhos inscritos. “E que isso signifique maior transparência e maior incentivo institucional a essa produção acadêmica dos servidores”, enfatizou.

“Percebe-se entre os servidores técnico-administrativos uma inquietação e uma vontade de sistematizar, produzir e divulgar saberes”, analisou o psicólogo André Mendes, do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH).

Ele comenta que nas edições anteriores da Jornada só havia inscrições de pesquisas acadêmicas, enquanto nesta edição de 2014, entre os 13 inscritos, havia também trabalhos de intervenção relacionados à prática cotidiana dos servidores. A 4ª Jornada integrou as atividades da Semana do Conhecimento 2014, realizada de 13 a 17 de outubro.

A Jornada foi criada para apresentar resultados de trabalhos técnicos, culturais e científicos desenvolvidos por servidores, na condição de alunos de cursos de graduação e pós-graduação, e também contribuir para a formação e o engajamento dos servidores em atividades de pesquisa e extensão que possam, a um só tempo, proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa científica e possibilitar o aprimoramento de sua atuação profissional na Universidade.

Resumos (dos autores)
Dissertação: Liderança e Gênero: um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais
Autora: Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos
O desafio de entender os fenômenos comportamentais das organizações tem sido alvo de muitas pesquisas, especialmente quando se procura compreender o papel do líder e sua relação profissional com a equipe de trabalho. Pautado no tema Liderança e gênero, este trabalho tem como propósito identificar as principais características de liderança assumidas pelas chefias masculinas e femininas na UFMG, com base nas abordagens transacional e transformacional.

Para o desenvolvimento desta pesquisa, tomou-se como referência a literatura que acomete a compreensão dos construtos liderança e gênero, ao efetuar a correlação de ambos no contexto organizacional, com base na evolução das teorias e estudos contemporâneos sobre liderança, acrescida pelo desafio da diversidade do gênero, estudos que foram complementados com dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com relação aos aspectos metodológicos, realizou-se pesquisa quantitativa e qualitativa, descritiva, de campo, com amostragem de 514 servidores ativos do quadro permanente, ocupantes de cargos de chefia – para o questionário – e oito gestores do alto escalão da Universidade para a entrevista.

As técnicas de coleta de dados empregadas foram três: questionário de Bass e Avolio (1991), adaptado e validado por Santos (2005), denominado Multifactor Leadership Questionnaire MLQ, que caracteriza os modelos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire; questionário de variáveis sociodemográficas e roteiro semiestruturado de entrevista.

Os resultados evidenciaram predominância das características de liderança laissez-faire nas chefias participantes e sinalizaram que as características de liderança para homens e mulheres em cargo de chefia são semelhantes, porém diferentes quanto ao tipo de gratificação recebida.

Portanto, nas chefias com Cargo de Direção (CD), predominam as características de liderança transformacional, e, nas chefias com Função Gratificada (FG), as características de liderança laissez-faire. Isso significa que na UFMG não existe diferença significativa entre as características de liderança quanto ao fator gênero, e sim quanto ao tipo de cargo exercido.

Dissertação: Motivação para o trabalho e comprometimento organizacional: um estudo com servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais
Autora: Fátima Aparecida de Carvalho
Este artigo objetivou analisar de que forma se configuram a motivação e o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos efetivos da Escola de Engenharia da UFMG. Foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa aplicando-se questionário a todos os 146 servidores técnico-administrativos efetivos da instituição e entrevistando oito de seus gestores.

Os resultados revelaram que os índices motivacionais são mais elevados nos servidores com menos tempo de trabalho na instituição. A pesquisa revelou, ainda, a existência de alto grau de comprometimento organizacional dos servidores com a instituição, com predominância do componente “obrigação pelo desempenho”.

Dissertação: Desvelando consequências do assédio moral: a voz do assediado
Autora: Carmelita Angélica Guimarães
O objetivo geral deste trabalho foi identificar as consequências do assédio moral, na percepção do assediado, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes).

O assédio moral vem adquirindo visibilidade no ambiente de trabalho, pois se trata de um processo multidimensional que viola as garantias fundamentais do indivíduo e traz impactos à sua saúde, ao assediador, à organização e à sociedade.

Constitui um conjunto de práticas perversas e antiéticas, que ocorrem de forma reiterada e sistemática, pela comunicação verbal e não verbal, com o intuito de humilhar, menosprezar e denegrir a imagem e a reputação do indivíduo, estigmatizando-o e podendo causar a sua saída do ambiente laboral.

A cultura e a política de gestão de pessoas da organização se constituem como pano de fundo e ampliam a compreensão do processo. Na administração pública, esse processo apresenta características diferenciadas, pois está relacionado às disputas de poder, acentuado pela inveja e cobiça, reforçado pela garantia da estabilidade do servidor. Considerando esse referencial, efetuou-se pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, realizada por meio de um estudo de caso.

A unidade de análise foi o caso de um servidor, ocorrido em 2006, que sofreu assédio moral no período em que se encontrava em estágio probatório. A escolha desse caso se justifica pelo fato de caracterizar condutas antiéticas no ambiente de trabalho e ter resultado em sua exoneração da instituição, classificando-se como assédio moral vertical descendente. A coleta de dados foi obtida por meio de levantamento documental, visando caracterizar o caso, e de entrevista em profundidade com o assediado. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo.

Na percepção do assediado, podem-se constatar os efeitos negativos do assédio moral no ambiente de trabalho, identificando-se consequências como o isolamento, emagrecimento intenso, alterações do sono, pensamentos confusos, sentimento de culpa, além de depressão e ideações suicidas, o que o conduziu a tratamentos medicamentosos e psicoterápicos. Embora os processos tenham destacado infrações cometidas pela chefe, esta não sofreu punição, indicando a impunidade em relação ao assediador.

Para a organização, a degradação do ambiente de trabalho gerou desmotivação e declínio no rendimento, aliado à indiferença dos pares, o que provocou cisão na equipe e consequente retração social. À sociedade couberam os prejuízos intangíveis devido aos custos com medicamentos e tratamentos psicoterápicos, acentuados pelos processos judiciais e indenizações.

Verificou-se a não atuação da área de recursos humanos na intermediação do conflito. Pode-se concluir que a cultura e a estrutura de instituições públicas de ensino superior podem favorecer a ocorrência do assédio, com consequências negativas tanto para assediado e assediador, quanto para a organização e a sociedade.

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