Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos: Foca Lisboa/UFMG
pre.JPG
Ao centro, Felipe Assunção e a vencedora do concurso, Renata Leite, ladeados pelos outros integrantes da comissão organizadora

Vencedora de concurso de fotografia recebe prêmio no encerramento da Semana

sexta-feira, 24 de outubro de 2014, às 19h28

A servidora da Escola de Engenharia da UFMG Renata Leite foi premiada com um vale-viagem para qualquer evento formativo realizado no país, por seu trabalho apresentado no concurso de fotografia Verso, inverso, diverso. Seu olhar sobre o diferente, promovido pela comissão organizadora da Semana do Servidor.

Renata retratou o dia a dia no campus de alguns portadores de deficiência visual. “As peculiaridades físicas e ideológicas existentes dentro da Universidade me chamam muita atenção. Daí veio a ideia de fotografar os deficientes visuais”, disse a servidora. Ela contou também que passou a se interessar pela fotografia desde que participou de uma oficina no Festival de Inverno da UFMG, realizado no último mês de julho.

As melhores fotografias do concurso estão expostas no saguão da Reitoria. Os trabalhos são de autoria dos servidores Selma Coura, Marcelo Lustosa, Foca Lisboa e Nelcy Mohallen, além da vencedora.

Segundo o professor da Escola de Belas Artes (EBA) Adolfo Cifuentes, um dos jurados do concurso, foi difícil eleger o melhor trabalho. “Não existe instrumento capaz de aferir a beleza de um objeto. Por isso, é um desafio inerente às artes construir um consenso sobre o que é bom.”

Para o servidor Felipe Assunção, organizador do certame, a iniciativa "foi uma grata oportunidade de estimular a construção do conhecimento sobre fotografia entre os trabalhadores da UFMG”.

Boas ideias permanecem
Na cerimônia de encerramento da Semana do Servidor, o reitor Jaime Ramírez se declarou orgulhoso pelo sucesso de todas as atividades realizadas ao longo dos últimos dias. “Na UFMG, as boas ideias permanecem, independentemente da mudança de gestão”, pontuou, defendendo a continuidade do evento, concebido em 2011.

Jaime Ramírez também fez referência ao eixo central da Semana, Diversidade e políticas afirmativas. “Por acolher a todos de maneira igual, a UFMG é exemplo para toda a sociedade”, disse. Por fim, o reitor reafirmou o compromisso da Universidade de avançar em políticas que contribuam para o sentimento de pertencimento por parte de seus trabalhadores.

plateia.JPG