Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo pessoal
CP%20alunas.JPG
As alunas Alice, Isabela e Letícia, medalhistas de bronze, e a professora Elaine França encontram o astronauta Marcos Pontes

Centro Pedagógico entrega medalhas a alunos que se destacaram em olimpíada de astronomia e astronáutica

quarta-feira, 5 de novembro de 2014, às 5h52

Quatro alunos do 5º ano do Centro Pedagógico (CP) da UFMG serão premiados na próxima segunda-feira, 10, por seus resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2014. Isabela Giovana de Oliveira, Letícia Ester Moreira da Silva, Alice Andrade de Brito Silva e Pedro Arthur Ponciano Prata receberão medalhas de bronze pelo aproveitamento na terceira melhor faixa de pontuação (de 9,15 a 9,49, sobre 10).

A cerimônia de premiação será realizada no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação (FaE), a partir das 13h30.

Foi a primeira vez que o CP se inscreveu na competição, segundo a professora de Ciências Elaine Soares França, que acompanhou as provas feitas pelos alunos. As avaliações são enviadas pela Sociedade Astronômica Brasileira – que promove o certame em conjunto com a Agência Espacial Brasileira – e são realizadas em cada escola participante.

Os estudantes responderam a questões sobre sistema solar e fases da lua, sobre projetos de foguetes brasileiros e a participação do astronauta Marcos Pontes em viagens espaciais, entre outros assuntos.

Além de estimular o interesse por astronomia e astronáutica, a iniciativa promove a discussão sobre equívocos do senso comum em relação a essas duas áreas de conhecimento.