Universidade Federal de Minas Gerais

Ações de extensão vão oferecer cerca de mil vagas para estudantes de graduação

terça-feira, 27 de janeiro de 2015, às 5h55

Até março, estudantes de graduação da UFMG poderão concorrer a mais de 900 bolsas concedidas pela Pró-reitoria de Extensão, que mantém, em seu site, espaço exclusivo para divulgação dos editais relacionados a bolsas para programas e projetos.

Atualmente estão em oferta mais de 80 vagas de bolsas de extensão. Com o lançamento de novos editais nos três primeiros meses deste ano, haverá mais de 900 bolsas destinadas a alunos de cursos e períodos distintos. “O objetivo de concentrar as ofertas a partir de março é permitir que mais alunos participem dos processos. Estamos trabalhando para fortalecer o papel da extensão na formação acadêmica, pessoal e social do estudante”, explica a pró-reitora de Extensão, professora Benigna Maria de Oliveira.

Com vigência de 12 meses e início em março, as bolsas são concedidas em duas modalidades: Pbext, destinada a estudantes de graduação participantes de programas e projetos de extensão, e Pbext Ação Afirmativa, exclusiva para alunos classificados socioeconomicamente nos níveis I a IV pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e discentes que ingressaram na UFMG pelo sistema de bônus ou cotas.

Segundo Benigna, a bolsa Ação Afirmativa "contribui para a democratização do acesso às atividades acadêmicas e para o fortalecimento da trajetória dos cotistas na Universidade”.

Fique por dentro
Alunos interessados em participar de ações de extensão devem ficar atentos ao período de seleção informado no edital de cada projeto e acompanhar as oportunidades de bolsas no site da Proex e também nos Centros de Extensão (Cenex) das unidades.

Extensão na UFMG
A extensão na UFMG se dá sob a forma de programas, projetos, cursos, prestação de serviços, assessorias e consultorias, nas áreas técnica, científica, artística e cultural. Segundo dados de dezembro de 2014 do Sistema de Informação da Extensão (Siex/UFMG), as ações dividem-se em oito áreas temáticas, distribuídas da seguinte forma:

Comunicação - 80
Cultura - 310
Direitos Humanos e Justiça - 128
Educação - 504
Meio Ambiente - 92
Saúde - 829
Tecnologia e Produção - 450
Trabalho - 59

(Com assessoria de comunicação da Pró-reitoria de Extensão)