Universidade Federal de Minas Gerais

Kaykes Quadros
Visita%20guiada%20em%20libras%202%20-%20Cr%E9ditos%20Kaykes%20Quadros.jpg
Público participa de visita guiada em Libras ao Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento receberá oficina sobre acessibilidade em museus

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015, às 5h58

Não é segredo que, no Brasil, a acessibilidade de museus e espaços culturais ainda está, de forma geral, aquém do ideal. O Espaço do Conhecimento UFMG, no entanto, vem fazendo importantes investimentos na acessibilidade de suas instalações e de suas exposições, tornando-se, por exemplo, acessível em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Este contexto suscita algumas questões: que razões impedem os museus de serem plenamente acessíveis? E como reverter este cenário? Na oficina Este museu é acessível?, o aluno de Museologia da UFMG Gabriel Cândido Carneiro convida os participantes a investigar essas questões e refletir sobre as formas como os museus atendem e podem atender seus públicos.

Segundo Gabriel Carneiro, a maioria dos museus é acessível apenas em relação à deficiência motora: outros tipos de deficiência tendem a ser contemplados apenas com atividades pontuais. “Nesse sentido, vamos criar uma experiência no Circuito Cultural Praça da Liberdade e realmente trabalhar com o corpo, que é a proposta do Festival. Tentaremos responder à questão que dá nome à oficina [Este museu é acessível?] por meio da experiência, da exploração dos sentidos e da natureza, das formas, dos sabores e cheiros nas visitas que faremos”.

Na parte da manhã, o instrutor da oficina vai tratar de temas como os processos criativos para museus, a nova museologia e a proposição de itinerários expositivos acessíveis, além de discutir as principais dificuldades enfrentadas por esses espaços para se tornarem inclusivos. Na parte da tarde, os participantes farão visitas para avaliar a acessibilidade nesses ambientes.

Podem se inscrever estudantes e profissionais que atuam em museus e espaços expositivos, interessados em desenvolver práticas inclusivas e acessibilidades, com idade mínima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundep ou no posto de atendimento da Fundação, localizado na Praça de Serviços do campus Pampulha. A inscrição para cada oficina do Festival custa R$ 20. Serão emitidos certificados de participação para os alunos matriculados.

A atividade será realizada de 10 a 13 de fevereiro, das 10h às 12h, e das 14h às 16h, na sala de oficinas do Espaço do Conhecimento UFMG, no segundo andar. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700.

Mais informações sobre o Festival de Verão estão disponíveis na página do evento.

Oficina: Este museu é acessível?
Professor: Gabriel Cândido Carneiro
Vagas: 16