Em vídeo produzido pelas Redes Sociais UFMG, o pró-reitor de Assuntos Estudantis Tarcísio Mauro Vago fala sobre as possibilidades de auxílio oferecidas pela Universidade aos seus alunos, como os programas de moradia – aberto a estudantes que não residem em Belo Horizonte e Montes Claros – e os restaurantes universitários, que servem em torno de 8,5 mil refeições por dia, nos períodos letivos. Para pleitear esses benefícios, os calouros terão suas solicitações avaliadas no dia em que farão seu registro acadêmico. A escala de atendimento, que começa nesta sexta-feira, pode ser consultada na página Sisu UFMG. Análise de pedidos A lista dos documentos necessários para análise da condição socioeconômica é gerada pelo sistema conforme os dados registrados pelo estudante. Portanto, para saber quais documentos necessários no seu caso, o aluno deve consultar a lista-padrão e reunir a documentação de acordo com seu perfil socioeconômico familiar. Moradia Para se candidatar a uma vaga, o estudante deve preencher o formulário de inscrição no portal da Fump. Os dados fornecidos nos formulários de inscrição devem ser comprovados de acordo com as exigências do regulamento da inscrição. Alimentação Os programas de assistência estudantil mantidos pela Fump estão abertos a todos os alunos da UFMG.
No período de registro acadêmico, no espaço de atendimento da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), entidade responsável pela gestão da assistência estudantil na UFMG, serão instalados computadores para o preenchimento do questionário socioeconômico. Uma equipe de assistentes sociais atenderá os estudantes e fará a análise das informações prestadas por estudantes que necessitam de auxílio para permanência nos cursos de graduação da Universidade.
Podem pleitear vagas no Programa Permanente de Moradia Universitária todos os estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados, frequentes na UFMG e que não residam em Belo Horizonte e Montes Claros.
Cerca de 8.500 refeições são servidas diariamente, em períodos letivos, nos restaurantes de Belo Horizonte e de Montes Claros. Os estudantes assistidos pela Fump nos níveis I, II e III têm café da manhã gratuito, além de almoço e jantar a preço subsidiado.