Universidade Federal de Minas Gerais

Sob inspiração indígena, participantes buscam em oficina equilíbrio entre corpo, mente e mundo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015, às 5h55

10383533_10202079853013348_8298555908387930133_n.jpg A oficina Laboratório tecnologia da conexão corpo mente terra busca investigar os usos de tecnologias verdes, sustentáveis e sociais, integradas e ampliadas por saberes populares e indígenas, visando ao equilíbrio e ao desenvolvimento envolvendo o homem e seu meio.

A ideia, segundo o professor e artista plástico Pierre Souza Fonseca, é promover a interdependência de meio ambiente, corpo físico e mente, dedicando tempo para conectá-los e mantê-los saudáveis.

Segundo o professor, uma das metas da atividade é ir ao encontro do equilíbrio ambiental praticado pelas tribos indígenas. “Somos responsáveis pelo lixo que produzimos e também pela forma como ele é descartado. Pensando nessa conexão entre corpo, mente e meio ambiente, vamos explorar a sustentabilidade e o uso de materiais recicláveis na oficina”, explica Pierre Fonseca.

Os alunos vão produzir aparatos e dispositivos com a sucata que levarem para as atividades. Nesse sentido, os participantes serão convidados a levarem para a oficina tudo aquilo que têm em casa e que nunca tiveram coragem de jogar fora.

Os interessados – com idade mínima de 16 anos – devem se inscrever pelo site da Fundep ou no posto da Fundação, localizado na Praça de Serviços do campus Pampulha. A taxa é de R$ 20. Serão emitidos certificados de participação para os alunos matriculados. Mais informações podem ser obtidas no site do Festival de Verão.

A oficina Laboratório tecnologia da conexão corpo mente terra será realizada de 10 a 13 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, na área externa do Centro Cultural UFMG, que fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro.

Oficina: Laboratório tecnologia da conexão corpo mente terra
Professor: Pierre Souza Fonseca
Vagas: 18