Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos de Madana Mohana
Para%20se%20t%E1%20mal%20-%20por%20Madana%20Mohana.jpg
'Para se tá mal': espétáculo da Cóccix Companhia Teatral

Palestras, teatro, exposições e show musical compõem programação deste segundo dia de Festival

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015, às 5h57

O Festival de Verão tem programação intensa nesta terça, 10. Há atividades nos quatro endereços que sediam o evento: Centro Cultural, Espaço do Conhecimento, campus Saúde e Conservatório.

De manhã
Das 10h às 12h, o miniauditório do Conservatório abriga duas palestras gratuitas, abertas ao público em geral.

Em Performances nas imagens: narrativas visuais LGBTTI como cuidado de si, o professor da Comunicação Social Carlos Magno Camargos Mendonça propõe reflexões sobre o funcionamento das performances visuais de pessoas trans como narrativas de resistência aos enunciados simbólicos de ódio.

Em Teatralidades no corpo – o espaço cênico somos nós, Marina Marcondes Machado, professora do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA, vai discutir as possibilidades da leitura do corpo como uma espécie de “espaço cênico”.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro.

Tarde
Às 15h30 é a vez de o Espaço do Conhecimento sediar a visita guiada Corpo e percepção sonora no espaço. Os visitantes serão guiados e também guiarão alguém de olhos vendados pelo museu, de forma a experimentarem sensações e detalhes – nuances de voz, texturas, cheiros – que passam despercebidos quando a atenção está voltada para as informações visuais.

A atividade não demanda matrícula prévia: as inscrições devem ser feitas antes do início do evento, na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Para%20se%20t%E1%20mal3%20-%20por%20Madana%20Mohana.jpg Às 16h30, no campus Saúde, o espetáculo de rua Para se tá mal – ensaio de uma manifestação para poder poder, da Cóccix Companhia Teatral, de Belo Horizonte, promoverá a discussão sobre a saúde pública brasileira.

“De forma cômica, mas bastante política, o espetáculo aborda a realidade do Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS”, conta Sinara Teles Rodrigues, atriz e dramaturga da peça.

A trama se dá na relação entre três personagens principais: o médico, o lobista e o Estado. “O lobista é o empresário que, no campo da política, investe e influencia para a criação de leis. O Estado aparece pressionado por esses empresários – e também pelo povo, via manifestações”, conta. Como consequência desse complicado jogo de poder, a saúde – representada pelo médico – acaba precisando se dopar para tentar cumprir a sua missão.

A montagem conta com três atores e dois músicos, que executam ao vivo a trilha sonora da peça. O campus Saúde da UFMG fica na Avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia. A peça será exibida na arena que fica próxima ao Restaurante Universitário.

Para%20se%20t%E1%20mal2%20-%20por%20Madana%20Mohana%20b.jpg

De noite
Das 19h às 23h, serão novamente exibidas na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG as exposições fotográficas O corpo é uma festa! e A língua do corpo, que ficam em cartaz até sexta-feira, 13.

Para fechar a programação do dia, o Centro Cultural, a partir das 19h, apresentará o show Sambabilolado, com o grupo Trem Tan Tan, de Belo Horizonte. As canções do grupo misturam samba, funk e hip hop, com letras que denunciam preconceitos enfrentados pelas pessoas com sofrimento psíquico.

O show será exibido no pátio do Centro Cultural UFMG, que fica na Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte.