Universidade Federal de Minas Gerais

Luiza Ananda/UFMG
conselho%20assuntos%20estudantis.JPG
Sandra Almeida e Tarcisio Vago (ao fundo) conduziram reunião: composição paritária

Oficializada instalação do Conselho de Assuntos Estudantis da Prae

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015, às 18h05

Representantes dos servidores e do corpo discente se reuniram na tarde desta quarta-feira, 25, na Reitoria, para a instalação do Conselho de Assuntos Estudantis, órgão consultivo da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis encarregado de propor diretrizes para as políticas que serão formuladas para esse segmento.

"Suas atribuições incluem a coordenação e a avaliação de projetos de ações afirmativas e de assistência estudantil”, afirmou o pró-reitor Tarcísio Mauro Vago, durante a reunião, que contou com a participação da vice-reitora Sandra Goulart Almeida. De acordo com o documento que oficializou a criação da Prae, aprovado pelo Conselho Universitário no final de 2014, o tema Assuntos Estudantis é estatutariamente vinculado à Vice-reitoria da Universidade.

Composição
O Conselho de Assuntos Estudantis será integrado, paritariamente, por quatro servidores da UFMG e quatro estudantes.

Os servidores são a coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira Lima, o presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), Allan Claudius Queiroz Barbosa, professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), além do pró-reitor Tarcísio Vago, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e do pró-reitor adjunto da Prae, Rodrigo Ednílson de Jesus, da Faculdade de Educação (FaE).

Entre os discentes que integram o Conselho, dois estavam presentes: Isabela Rodrigues, estudante de Ciências Sociais, e Rubens de Oliveira, doutorando na Escola de Música.

O encontro também serviu para a elaboração de uma agenda para os próximos três meses, período no qual deve ser elaborado o regimento interno da Prae.

Novo perfil
A demanda de criação da Prae foi motivada, principalmente, pela mudança do perfil do alunado da Universidade, em virtude da instituição do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), da adesão da UFMG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Lei de Cotas.

As diretrizes que orientaram a criação da Prae foram amplamente discutidas em assembleias que envolveram a comunidade estudantil, realizadas no segundo semestre do ano passado em várias unidades da UFMG e na moradia do bairro Ouro Preto.