Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Rodrigo CarvalhoFot%F3grafo%20Rodrigo%20Carvalho%20%282%29.jpg

Equipe da UFMG vence enduro de resistência e conquista competição brasileira de veículos Baja

segunda-feira, 9 de março de 2015, às 15h06

A Equipe Baja UFMG foi campeã da 21º Competição Baja SAE Brasil, realizada em Piracicaba (São Paulo), no último domingo, 8 de março. O carro projetado pela equipe superou uma acirrada prova de resistência, competindo com 76 equipes em um enduro de quatro horas. Dividida em etapas que avaliam segurança, conforto, preparação e execução do projeto, além do enduro de resistência, a competição começou na última quinta-feira, 5.

Na fase mais importante, o Baja UFMG reverteu a desvantagem de pontos em relação aos outros competidores para conquistar o prêmio principal. Formada por 18 integrantes, o time lançou mão de uma inovação introduzida no carro de número 10, que foi decisiva para a vitória: um gerador termelétrico que transforma energia térmica, liberada pelo escapamento, em elétrica, para alimentar a bateria do veículo.

A prova foi disputada em uma pista de difícil condução, com diversos obstáculos posicionados no trajeto para desclassificar o maior número de pilotos e veículos. “Realizamos simulações de enduro na fase final de fabricação do protótipo, com o intuito de avaliar o desempenho do piloto, equipe e veículo”, afirmou Ricardo Pereira, capitão da equipe e estudante de Engenharia Mecânica da UFMG.

Para o orientador da equipe, professor Fabrício Pujatti, a experiência de participar de uma equipe de Baja é fundamental para a formação dos futuros engenheiros. “A importância hoje é muito maior que o objetivo inicial de unir a teoria da sala de aula, à prática. O grande benefício é a possibilidade de vivenciar o cotidiano da vida profissional”, disse o professor.

Além do primeiro lugar na competição, a equipe também ganhou prêmios nas categorias de apresentação de projetos, suspension and traction, enduro de resistência, velocidade máxima e o de melhor equipe da região Sudeste.

A competição, que reúne anualmente estudantes de todo o país, é promovida pela SAE Brasil com apoio da Petrobras. Nesta 21ª edição, competiram 76 veículos off-road, desenvolvidos por 1,2 mil estudantes de 70 instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos.

Equipe
A Equipe Baja UFMG, criada em 1997 no curso de engenharia mecânica, é integrada atualmente por alunos de diversos cursos de engenharia. Os estudantes participam de provas nacionais e internacionais com o carro desenvolvido na Unidade em um ambiente competitivo.

(Com Assessoria de Imprensa Equipe Baja UFMG)