Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo da UFRJ
partitura%20Lino.jpg
Lição para contrabaixo (1838), de Lino José Nunes: mistura de ópera, marcha militar e música popular afro-brasileira

Grupo da Escola de Música descobre obras compostas no século 19 por gênio brasileiro da síncope e do cromatismo

quinta-feira, 12 de março de 2015, às 5h54

A restauração e a análise do manuscrito de um tutorial para aprendizado do contrabaixo de 1838 renderam artigo científico que acaba de ser premiado pela Sociedade Internacional de Contrabaixistas (ISB, na sigla em inglês). O trabalho, de autoria do professor Fausto Borém e de alunos da Escola de Música, revela aspectos inéditos da vida profissional e pessoal de Lino José Nunes (1789-1847), que viveu no Rio de Janeiro nos reinados de D. João VI e D. Pedro I.

O grupo interdisciplinar “Pérolas” e “Pepinos” da Performance Musical encontrou documentos como as certidões de casamento e de morte do músico: Lino José Nunes era filho de “parda liberta” de Minas Gerais e de pai desconhecido. Ele foi enterrado no Convento de Santo Antônio, no Rio.

De acordo com Fausto Borém, Lino é um bom exemplo da situação dos mulatos que já não eram mais escravos tampouco ­senhores – muitos encontraram seu lugar como artistas na sociedade da época. “O fato de Lino ser mulato ajuda a explicar a presença pioneira, em suas lições, de um hibridismo musical que reflete o ambiente social do novo reino, combinando a ópera, a música militar e a emergente música popular com traços afro-brasileiros dos lundus e modinhas”, afirma Borém.

“Encontramos um protótipo da síncope brasileira, padrão rítmico cujo suingue desafia constantemente a pulsação na música popular. Essa característica se transformaria num marcador genético de gêneros como o choro e o samba no fim do século 19 e começo do século 20", acrescenta.

Prosódia ‘atravessada’
Além do artigo sobre o método, que sairá na revista da ISB, Borém vai publicar no exterior outro trabalho sobre as três modinhas de Lino, no qual demonstra que ele foi o compositor brasileiro mais cromático até o período imperial – o cromatismo consta de alterações que afastam a música de sua tonalidade principal. “Essa dramaticidade de Lino deriva da ópera, mas sua distância da rigidez dos professores europeus pode ter facilitado a liberdade ‘exagerada’ do compositor brasileiro”, comenta o pesquisador.

Fausto Borém encontrou outra marca da genialidade de Lino nas modinhas, fenômeno que chama de prosódia “atravessada”, desencontro proposital entre as sílabas tônicas das palavras e os apoios na métrica musical. Mais comum na música popular do que na erudita, esse procedimento pode ser observado nas síncopes da modinha De huma simples amizade, em que a mulher apaixonada, como se estivesse sofrendo uma síncope cardíaca, ofega e pronuncia “quedea / mornos / fazmor / rer”, em vez de “que / de amor / nos faz / morrer”.

Outra descoberta da pesquisa é que a letra de uma das modinhas, que antes se supunha anônima, foi identificada como o verso 28 da Parte 1 do poema Marília de Dirceu, do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.

As lições e as modinhas de Lino Nunes serão apresentadas por Fausto Borém no espetáculo Musa Brasilis from 1838 to 2015, durante convenção mundial da ISB, em junho deste ano, na Colorado State University (EUA). No mesmo evento, o pesquisador estreará sua composição eletroacústica Three arrays for amazing mays, dedicada ao pianista de jazz norte-americano Bill Mays. Eles vão tocar juntos, dialogando com as vozes manipuladas de Sarah Vaughan, Frank Sinatra e Al Jarreau, cantores com os quais Mays trabalhou.

Borém também estreará sua peça cênica Girl from Ipanema Variations, apoiado por pesquisadores e músicos da Unicamp, Unesp, Universidade Federal de Goiás e das orquestras sinfônicas de São Paulo e de Minas Gerais.

O grupo de pesquisa coordenado por Borém doou suas edições das músicas de Lino à Sociedade Internacional de Contrabaixistas, que vai vender o download das partituras das modinhas e das lições com o objetivo de arrecadar recursos para financiar projetos educativos e de pesquisa de contrabaixistas de todo o mundo.

(Itamar Rigueira Jr./Boletim 1894)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente