Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo Andifes
frente%20parlamentar.JPG
Jaime Ramírez (segundo da esquerda para a direita) participou da reunião que marcou a retomada das atividades da Frente Parlamentar

Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais é relançada em Brasília

quinta-feira, 12 de março de 2015, às 7h22

Foi relançada nesta quarta-feira, 11, no Congresso Nacional, em Brasília, a Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais. Suprapartidário, o grupo conta com a adesão formal de cerca de 150 deputados e senadores. Na Câmara dos Deputados, a Frente é coordenada pela deputada federal Margarida Salomão, do PT de Minas Gerais e ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e no Senado, pela senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra, a iniciativa tem o objetivo de debater e construir projetos para aperfeiçoar as universidades federais com base nas metas do Plano Nacional de Educação, sancionado no ano passado. Além disso, os parlamentares querem garantir que, uma vez aprovado o Orçamento da União de 2015, não haja corte de verbas para o setor.

Em entrevista à Rádio Senado, durante a edição desta quarta-feira da Hora do Brasil, a senadora enfatizou que os parlamentares estarão “vigilantes para que não haja contingenciamento na área da educação. As diretrizes e metas do campo da educação, inclusive do ensino superior, devem ser preservadas".

Fátima Bezerra afirmou, ainda, que a Frente Parlamentar vai trabalhar para consolidar os investimentos em curso, buscando obter do governo federal “garantias e condições necessárias para que seja adotado um novo ciclo de expansão e fortalecimento da educação brasileira”.

Para o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, presente à solenidade de lançamento da Frente Parlamentar, o encontro foi muito positivo. “Percebemos que os deputados e senadores que integram a Frente Parlamentar estão solidários com a proposta de que a educação seja considerada prioritária no orçamento de 2015. Os parlamentares demonstraram que reconhecem a importância estratégica das universidades públicas para o desenvolvimento social e econômico, sendo essenciais para a superação das desigualdades regionais".

União de forças
O relançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais foi uma iniciativa articulada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Essa frente já garantiu grandes avanços para a educação, como o apoio à criação do Reuni e a vinculação dos royalties do petróleo à educação.

A Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais utilizará como referência para o seu planejamento de debates e ações o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Andifes e entregue no ano passado a todos os candidatos à Presidência. Nele constam as diretrizes de trabalho para o desenvolvimento dessas instituições nos próximos dez anos.

(Com informações da Andifes)