Universidade Federal de Minas Gerais

Luiza Ananda/UFMG
equipe%20fabr%EDcio%20benevenuto.jpg
Pedro, Fabrício e Julio associaram características dos textos das manchetes a sentimentos

Pesquisadores do DCC recorrem à 'análise de sentimentos' para dimensionar apelo popular de notícias

quarta-feira, 6 de maio de 2015, às 5h53

Notícias ruins atraem mais leitores do que as positivas ou neutras, constatou pesquisa do Departamento de Ciência da Computação da UFMG que será apresentada em conferência na Universidade de Oxford (Reino Unido) no fim deste mês.

Com base na análise do conteúdo de 69.907 manchetes produzidas por quatro veículos online – The New York Times, BBC, Reuters e Daily Mail – durante período mínimo de oito meses consecutivos em 2014, os pesquisadores observaram que cerca de 70% das notícias diárias estão relacionadas a fatos que geram sentimentos negativos, como catástrofes, doenças, crimes e crises.

“Descobrimos que a popularidade da notícia está fortemente ligada ao sentimento gerado por ela”, afirma o professor Fabrício Benevenuto, orientador de dissertação de mestrado defendida em março por Julio Reis, co-orientada pela professora Raquel Prates.

Com o intuito de descobrir as estratégias usadas pelos veículos para atrair cliques dos leitores, os estudiosos extraíram características dos textos das manchetes, relacionando-as a sentimentos por elas gerados, numa escala de -5 (muito negativo) a +5 (muito positivo).

A organização dos dados resultou em gráfico em que os dois extremos, que mostram maior popularidade, são mais altos, pois quanto mais positiva ou negativa, mais cliques recebe uma manchete. “Ainda que o extremo positivo também desperte muito interesse, as notícias de maior apelo são as de caráter negativo”, resume Benevenuto. Também foram analisados os comentários postados para cada matéria específica.

“Pensamos que uma notícia positiva levaria as pessoas a fazerem comentários do mesmo teor, mas isso não acontece. Há uma tendência de o comentário ser negativo independentemente do sentimento gerado pela manchete”, comenta o professor Pedro Vaz de Melo, que integra o grupo de pesquisa, lembrando que muitos sites estão fechando a seção de comentários, pela constatação de que geram discussões inúteis. “Durante o período da coleta de dados, a agência Reuters desativou os comentários”, acrescenta Julio Reis. Segundo ele, houve uma tendência na Web “de abrir comentário para tudo, mas percebeu-se que isso pode ser ruim para os sites”.

Extração de dados
Para acessar o número de cliques recebidos pelas notícias, os pesquisadores desenvolveram o programa Magnet News (site) que recolhe e classifica as manchetes replicadas pelo Twitter com auxílio do encurtador de URL Bit.ly. “Esse encurtador nos permite obter mais informações sobre cada URL – Uniform Resource Locator, endereço virtual na rede mundial de computadores – como o número de vezes que ela foi clicada”, explica Benevenuto.

De livre acesso, o programa Magnet News continua recolhendo manchetes dos mesmos veículos, já que o trabalho do grupo é mais amplo e focaliza outros aspectos da chamada análise de sentimentos, área que oferece vasto campo de pesquisa, como opinião sobre produtos e serviços.

Para inferir a popularidade de uma notícia, o pesquisador Julio Reis utilizou método de análise de sentimentos baseado em aprendizagem de máquina, técnica na qual são oferecidos dados rotulados a um algoritmo, com a intenção de que ele extraia automaticamente os mesmos padrões de outros textos.

A técnica usada por Julio Reis correlaciona a popularidade com a polaridade (negativa ou positiva) de cada notícia. “Duas semanas após coletar as notícias, ele [o algoritmo] ia ao Bit.ly e baixava o número de cliques, para ter sempre o mesmo período em relação à data em que a manchete foi publicada”, explica Benevenuto.

As notícias foram divididas em cinco grandes categorias – Negócios e dinheiro; Saúde; C&T; Esportes; Mundo. A última revelou-se a mais homogênea, com praticamente todas as notícias negativas. “Nela só se publicam informações sobre catástrofes ao redor do mundo. Lemos um artigo que sugere que isso ocorre para dar às pessoas a sensação de que o país que está produzindo a notícia é um lugar melhor e mais seguro do que os outros”, comenta Julio Reis.

Artigo: Breaking the news: first impressions matter on online news

Autores: Julio Reis, Fabrício Benevenuto, Pedro Vaz de Melo, Raquel Prates, Haewoon Kwak e Jisun An

Apresentação: Proceedings of the Int’l AAAI Conference on Weblogs and Social Media (ICWSM’15). Oxford, UK, May, 2015

Sistemas criados para dar suporte ao projeto: Blackbird e Magnet News

(Ana Rita Araújo/Boletim 1902)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente