Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Cristina Lacerda
cr%E9dito%20cristina%20lacerda.png

'Meu tempo ainda é de lutar', diz Magda Soares, primeira educadora agraciada com prêmio do CNPq

sexta-feira, 8 de maio de 2015, às 17h23

A professora Magda Becker Soares, emérita da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, recebeu na última terça-feira, dia 5, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, concedido, pelo CNPq em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, a pesquisadores que tenham se destacado por uma obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

A professora Magda Soares, referência brasileira em temas relacionados à alfabetização e ao letramento, é a terceira mulher a conquistar o prêmio que contempla, a cada três anos, o campo das Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes.

Ao agradecer a distinção, Madga Soares lembrou que é a primeira vez que uma estudiosa da área de educação é contemplada. "Meu tempo ainda é de lutar, escrevendo artigos, livros e fazendo acontecer uma educação de qualidade com equidade, nas escolas públicas, articulando compreensão e ação, teorias e práticas. Tenho procurado conhecer meu dever com a educação pública e tenho tentado cumpri-lo pela pesquisa e pela ação", destacou a professora em seu discurso.

Leia a íntegra do discurso da professora Magda Soares.