Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo do projeto
forum%20da%20mulher2.jpg
No fórum, são debatidos temas como combate à violência e autonomia feminina

Fórum que discute situação da mulher no Vale do Jequitinhonha começa nesta quinta

quarta-feira, 17 de junho de 2015, às 5h54

Começa nesta quinta, 18, o V Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha, que será realizado no município de Virgem da Lapa. O evento, que segue até sexta, 19, reunirá mulheres em situação de vulnerabilidade social, lideranças comunitárias, quilombolas e representantes de assentamentos rurais e indígenas para articular debates sobre o combate à violência e formas de autonomia econômica feminina.

A iniciativa, criada em 2009, é do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha em parceria com o Núcleo de Pesquisa da Mulher (Nepem), do Departamento de Ciência Política da Universidade.

A quinta edição do evento abordará temas como o uso das águas, a exploração das mineradoras e das monoculturas de eucalipto, a valorização da construção de políticas públicas, o envolvimento dos homens nas discussões sobre a violência contra as mulheres, a construção de gênero transversal no poder público e a valorização das matriarcas dos grupos culturais.

O evento já ocorreu nos municípios de Jequitinhonha, Itaobim, Capelinha e Araçuaí, sempre articulando suas ações em três eixos: Formação para a Cidadania, Geração de Renda e Autonomia, Inclusão Digital e Ativismo Cibernético. A última edição do Fórum da Mulher contou com mais de 400 participantes.