Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos de Foca Lisboa/UFMG
jawad.jpg
Ali Jawad é um dos atletas que testam a estrutura de preparação oferecida pelo CTE

Atletas paralímpicos britânicos de Levantamento de Peso treinam no CTE

quarta-feira, 16 de setembro de 2015, às 14h01

Os atletas britânicos Ali Jawad, Michael Youles e Natalie Blake, que disputarão os Jogos Paralímpicos de 2016 no Brasil, na modalidade de Levantamento de Peso, participam desde o sábado, 12, de uma temporada de treinos de força nas instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

Liz.jpg “A UFMG oferece uma estrutura maravilhosa”, definiu Liz Mendel [foto], gerente pré-jogos da Associação Paralímpica Britânica, que acompanha a delegação. Segundo ela, a presença dos atletas em Belo Horizonte tem o objetivo de testar as condições de acomodação, alimentação e transporte oferecidas pela cidade.

Há cerca de três anos, dirigentes britânicos têm visitado Belo Horizonte para conhecer as instalações esportivas e a própria infraestrutura da capital mineira. “O intuito é construir uma relação de confiança e de plena integração com a cidade", justifica Anna Pimenta, representante no Brasil do comitê paralímpico britânico.

O trio de levantadores de peso permanece em Belo Horizonte até domingo, dia 20. Nos próximos meses, o CTE continuará recebendo atletas britânicos, segundo informa o professor Luciano Prado, coordenador do Centro. Para novembro, é esperado um grupo de nadadores olímpicos. Em março do ano que vem, o CTE receberá a visita de representantes paralímpicos.

Semana de intercâmbio
Uma série de eventos vem sendo realizada em Belo Horizonte com participação de esportistas brasileiros e de atletas britânicos das modalidades de Tiro com Arco, Judô e Levantamento de Peso que vieram conhecer os ambientes de preparação para os jogos paralímpicos, como o CTE, o Cruzeiro Esporte Clube e o Minas Tênis Clube.

No sábado, 19, a equipe paralímpica britânica de Levantamento de Peso, em preparação no CTE, participará da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência em Belo Horizonte, no Parque Municipal.