As startups Quero Comprar e Korners foram as que mais se destacaram no programa Lemonade – Meu primeiro negócio!, iniciativa de pré-aceleração de empresas de base tecnológica da Fundep Participações S.A (Fundepar). As ideias vencedoras vão receber cerca de R$ 200 mil em investimentos, tanto em aporte financeiro quanto na forma de garantia de participação no programa de aceleração da Techmall, além de outros benefícios oferecidos por parceiros. A Quero Comprar é uma plataforma em que o consumidor propõe o valor para o produto desejado, no caso de compras pela internet. Já o Korners auxilia lojistas de moda a contratar blogueiros, a fim de potencializar o posicionamento e ampliar a visibilidade das lojas. A primeira edição do Lemonade teve 67 empresas inscritas e selecionou 27 ideias para passar pelo processo de pré-aceleração. Ao final da fase 1 de conteúdo, oito empresas foram escolhidas para permanecer no programa e passar mais três semanas recebendo orientação na área de desenvolvimento de mercado e financeiro. Na semana passada, foi realizado o Demo day, no auditório do Sebrae, quando as oito finalistas expuseram seus produtos para potenciais investidores. A startup Estima, que elaborou um sistema para acompanhar a localização e monitorar a saúde de animais de estimação, também se destacou e receberá R$ 20 mil. Limonada No mês de outubro, deve começar a seleção da próxima turma. (Com Assessoria de Comunicação da Fundep/Fundepar)
Inspirado na cultura empreendedora americana, em que a criança é estimulada a ganhar seu primeiro dólar vendendo limonada em uma banca em frente à sua casa, o Lemonade busca impulsionar quem tem uma ideia a colocá-la em prática, criar um produto novo e, assim, ter o próprio negócio. "Aceitamos o desafio de construir um programa que une as tecnologias desenvolvidas na universidade com o mercado, por meio da geração de negócios de base tecnológica, e o resultado foi sensacional", diz Ramon Azevedo, diretor executivo da Fundepar.
“O Lemonade estudou o caminho para unir a universidade ao mercado. Nesse processo, identificamos as lacunas e criamos o programa para preenchê-las”, acrescenta Pedro Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional da Fundep.
Parcerias
O programa é iniciativa da Fundepar, em parceria com o Sebrae-MG, a Techmall BH, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). O programa conta, ainda, com o apoio da UFMG – por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) –, do Núcleo UFMG de Empresas Juniores, da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), do Ibmec, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), do Instituto Empreender Endeavor e do Senai Minas.