Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos: Foca Lisboa/UFMG
_D9C1972.jpg
Julio Furtado: mediar a aprendizagem é pôr o pensamento do aluno em movimento

Em conferência, especialista em educação apresenta possibilidades e desafios da mediação da aprendizagem

quinta-feira, 15 de outubro de 2015, às 15h54

O pesquisador Júlio Furtado, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), proferiu, na manhã desta quinta-feira, 15, a conferência Mediação da aprendizagem no ensino superior: desafios e possibilidades, no 1º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, que termina amanhã. O evento integra a Semana do Conhecimento UFMG 2015.

Em sua conferência, Furtado falou sobre os sentidos que atribui às ideias de “mediação da aprendizagem” e de “aprendizagem significativa”, e quais seriam, em sua visão, os caminhos para uma mediação da aprendizagem no ensino superior que se faça realmente significativa.

Para Júlio Furtado, a mediação da aprendizagem se divide em três vertentes: a didática, que diz respeito à definição, à contextualização e à exposição do conhecimento; a cognitiva, relacionada com a organização, tradução, memorização e aplicação do conhecimento; e a relacional, que trata do apoio que o docente oferece ao aluno em seu processo de aprendizado.

Para Furtado, mediar a aprendizagem é pôr em perspectiva todas essas vertentes e estimular o aluno a movimentar o seu pensamento. “É colocar-se intencionalmente entre o objeto de conhecimento e o aprendiz, modificando, alterando, organizando, enfatizando, transformando os estímulos que vêm do objeto, para que então o aluno possa tirar suas próprias conclusões.”

_D9C1966.jpg O pesquisador esquematizou as sete etapas pelas quais, em seu entendimento, passa a construção do conhecimento. Para ele, ao tomar conhecimento de tais etapas, o professor refina sua posição de mediador do conhecimento.

São elas: “construção de sentido contextual” (o estabelecimento de um sentido pessoal no contexto do repertório que já se tem); “percepção de especificidades” (a percepção das características que distinguem particularmente aquilo de que se toma conhecimento); “compreensão” (a configuração de uma primeira ideia própria sobre o assunto); “definição traduzida” (a reelaboração, nas próprias palavras, daquilo de que se tomou conhecimento); "argumentação" (capacidade de discorrer sobre o assunto); "discussão" (capacidade de discutir aquele conteúdo); e "aplicação" (capacidade de aplicar o conhecimento).

“No cotidiano, contudo, essas etapas não são sequenciadas, o que ocasiona um processo dinâmico de ‘ebulição cognitiva’ que só se estabiliza quando todas as fases são cumpridas mentalmente pelo sujeito que aprende”, diz Furtado.

Aprendizagem significativa
O pesquisador argumentou ainda que, para estabelecer um diálogo cognitivo com o aluno, é preciso que, primeiramente, o professor estabeleça uma interação cultural e um diálogo emocional. Nesse contexto, Júlio Furtado apresentou uma definição para o que denomina aprendizagem significativa: “É aquela que ocorre do surgimento de um sentido pessoal por parte de quem aprende. Isso desencadeia uma atitude pró-ativa no sentido de compreender o significado, ampliando a habilidade de aprender.”

No decorrer do dia de hoje, ainda serão realizadas duas mesas-redondas no contexto do 1º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Nelas, serão debatidos os temas A juventude e a escolha de cursos e profissões antes da entrada no ensino superior e Ações afirmativas: a substituição do bônus pelas cotas. A programação desta quinta-feira pode ser acompanhada pela internet.

As atividades de sexta-feira, 16, poderão ser acompanhadas por outro link. Toda a programação do congresso está disponível no site do evento.

Sobre o conferencista
Júlio Furtado é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba, e mestre em Educação pela UFRJ. É graduado em Geografia (Uerj), Pedagogia e Psicologia (UFRJ) e diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana. Tem pós-graduação em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de Grupo.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente