Universidade Federal de Minas Gerais

Campus Pampulha deverá receber cerca de 40 mil pessoas neste fim de semana

sábado, 14 de novembro de 2015, às 5h56

Em salas interativas instaladas nas unidades acadêmicas do campus Pampulha, professores e alunos de graduação vão receber, das 9h às 18h deste sábado, 14, e das 9h às 13h do domingo, cerca de 40 mil estudantes de 417 escolas de ensino médio de Minas Gerais, 76% das quais localizadas no interior do estado.

Os visitantes são potenciais candidatos às 6.469 vagas que a UFMG oferecerá em 2016, nas 75 opções de cursos de graduação divididos em oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

A Mostra das Profissões UFMG, que desde de 2011 tem também versão virtual, tem o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais. Nas salas interativas e nas palestras específicas sobre cada curso, os visitantes vão conhecer detalhes sobre o currículo, as áreas de atuação e o mercado de trabalho.

Temas de alcance mais amplo serão objeto de duas outras palestras, no auditório da Reitoria, às 10h e às 11h, respectivamente, tanto no sábado quanto no domingo: Entendendo o processo seletivo do Sisu/MEC e O acesso à UFMG via Sisu/MEC - números que você precisa conhecer. A programação completa pode ser acompanhada no site da Mostra.

O reitor Jaime Ramírez destaca a relevância da Mostra, que desperta nos jovens o interesse por um curso superior e oferece a oportunidade de escolha consciente de uma carreira, sobretudo nesse momento em que se conclui a implantação da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. "Muitos não sabem que têm a possibilidade de estudar numa instituição pública, de excelência, aberta a todos que tenham talento", comenta o reitor.