Uma mochila que apita quando a pessoa carrega um peso superior ao recomendado e ainda recarrega celular é o experimento mostrado na UFMG Jovem pelo estudante Henrique Assis Renault, aluno do 2º ano do ensino médio e que participa pela primeira vez da UFMG Jovem. Esses e outros protótipos estão à mostra na 16ª edição da feira, que segue até amanhã (sábado, 14), no campus Pampulha da UFMG. São 15 trabalhos do ensino fundamental e 31 do ensino médio. Durante todo o dia de hoje os trabalhos foram avaliados por comissões compostas de professores da UFMG (de dicersas unidades, além do Coltec e do Centro Pedagógico), da rede estadual de BH, Contagem e Betim. Uma das novidades deste ano é a votação popular, como explica a coordenadora da UFMG Jovem, Silvania Nascimento. "Foi desenvolvido um aplicativo que está disponível para download gratuito em celulares com sistema operacional Android. O trabalho que receber mais votos por esse aplicativo também será premiado." Aprendizado divertido Quem também se orgulha da participação é Iago Felipe, ex-aluno do Centro Pedagógico da UFMG. Ele já participou da UFMG Jovem e hoje, como estudante de Engenharia Civil, dá aulas de robótica na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. “Neste ano, desenvolvemos o trabalho de robótica em quatro meses, para participar da feira. Penso que multiplicar essa experiência entre estudantes que talvez não tivessem oportunidade de vivenciar esse ambiente e conhecer a UFMG é uma das vivências mais interessantes”, disse Iago. Com programação diversificada – visita aos laboratórios de Cristalografia, Ótica Quântica, Física Biológica, Nano-espectroscopia, Biofotônica e Semicondutores do Departamento de Física do Icex, além de exposições interativas, apresentações e atividades culturais –, a UFMG Jovem prossegue até o sábado, das 8h às 17h, e é aberta ao público em geral. A partir das 15h, será realizada a cerimônia de premiação. Os autores dos trabalhos do ensino fundamental serão premiados com kits e bolsas de iniciação científica, enquanto os de ensino médio serão incluídos em programa de mentoria pedagógica, para auxiliar no desenvolvimento dos projetos que contarão com apoio da Inova-UFMG, incubadora vinculada à Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). A UFMG Jovem também vai indicar projetos para participação na Ciência Jovem e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), dois dos mais importantes eventos de incentivo à pesquisa do país. Os professores que se destacarem também serão premiados. (Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)
“A mochila fotovoltaica foi um experimento que desenvolvemos em sala de aula e resolvemos inscrever na UFMG Jovem. Ela regula o peso, pois o recomendável é que o indivíduo carregue até 10% do próprio peso. Se passar disso, ela apita e só para quando o excesso de peso é retirado. Em nossos cálculos preliminares, ela poderá ser comercializada a até R$300”, garante.
A estudante Maria Lúcia Corrêa, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Milton Campos, disse que a experiência propicia grande aprendizado. “É minha primeira participação e avalio como muito útil, pois a cada pessoa que passa no estande, explicamos os diferentes aspectos da energia eólica. Além disso, ficou mais divertido aprender conceitos da física.”