A relação entre morte e notícia é um dos temas que serão discutidos no seminário Os sentidos da morte, que terá início nesta quinta-feira, 19, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich). A programação será aberta às 14h, pelos professores Elton Antunes e Bruno Leal, do Departamento de Comunicação Social da Fafich. Em seguida, serão realizadas duas mesas: a primeira, sobre Morte e notícia, terá a participação da professora Paula Guimarães e dos pesquisadores Samuel Andrade e Rafael José Azevedo, da UFMG, e de Ana Melo e Sandra Marinho, da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. Às 16h30, os pesquisadores Belmira Coutinho (UMinho) e Felipe Borges (UFMG) vão compor a segunda mesa do dia, para discussão do tema A morte incômoda. A mesa A morte e suas vítimas vai abrir a programação do segundo dia do evento, também às 14h, com participação dos professores Carlos Mendonça e Ângela Marques, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e Angie Biondi, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Também participarão do debate os pesquisadores Carlos de Brito e Mello e Juliana Gonçalves, ambos da UFMG. Na última mesa da programação, o professor Bruno Martins, também do Departamento de Comunicação, e a pesquisadora Maria Gislene Carvalho (UFMG) vão discutir o tema Impressos da morte. O encerramento do seminário será às 18h, com falas dos professores Paulo Bernardo Vaz (UFMG) e Moisés de Lemos Martins, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Cecs) da UMinho. No dia 19, o evento será realizado na sala F 3100 da Fafich e, no dia seguinte, na sala da Congregação, localizada no 1º andar da unidade. As inscrições, gratuitas, serão feitas logo antes do início do evento. Será emitido certificado de participação para os que frequentarem, no mínimo, 60% das atividades da programação. O seminário Os sentidos da morte integra o projeto O Fluxo e a Morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático', que reúne pesquisadores do Cecs da UMinho e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG. O objetivo é desenvolver ferramentas teórico-metodológicas que permitam a apreensão do acontecimento mediático no fluxo cotidiano.